Quem foi a maior imperatriz do Brasil?

Perguntado por: srocha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

Maria Leopoldina no Brasil. A imperatriz era muito admirada pelas camadas pobres da população, mas morreu abandonada, amargurada e mergulhada em dívidas em 1826.

Maria Leopoldina

Foi aclamada imperatriz em 1 de dezembro de 1822, na cerimônia de coroação e sagração de Pedro I. Na condição do Brasil ser à época a única monarquia das Américas, Maria Leopoldina foi a primeira imperatriz do Novo Mundo.

Teresa Cristina de Bourbon

Casada com Dom Pedro II e a última imperatriz do Brasil, até a Proclamação da República em 1889, Teresa Cristina de Bourbon tem sido uma figura proeminente na mente do público nos últimos meses. Tudo isto devido à novela da emissora Globo, “Nos Tempos do Imperador”, que começou a passar em agosto deste ano, 2021.

Exatamente há 200 anos, no dia 31 de julho de 1812, nascia em Milão, Dona Amélia Augusta Eugênia Napoleona de Beauharnais, princesa de Leuchtenberg que a partir de 1830 tornou-se a segunda Imperatriz do Brasil ao casar com D.

DONA MARIA GABRIELA DE ORLEANS E BRAGANÇA
Sua Alteza Real a Senhora Dona Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda Micaela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, Princesa do Brasil, Princesa de Orleans e Bragança, é a quarta na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil.

Tivemos dois imperadores, Dom Pedro I e Dom Pedro II. Na sequência, teríamos tido uma rainha em 1891, quando o rei do Brasil faleceu. Mas a família já estava no exílio desde 1889.

Luís Gastão de Orléans e Bragança

Luís Gastão de Orléans e Bragança
Luiz de Orléans e Bragança, este seria o Imperador do Brasil hoje se ainda fossemos uma Monarquia, ele é o atual chefe da Casa Imperial e conta com o auxílio de seu irmão D. Bertrand segundo na linha sucessória nessa tarefa.

Assim sendo, de fato, foi D. Pedro quem proclamou, bradou “independência ou morte”, mas quem de direito assinou o termo foi sua esposa Leopoldina.

Mas seu papel na história do Brasil vai muito além de ser apenas a esposa de Dom Pedro I. Ela foi fundamental no processo de independência, que implodiu o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Foi ela quem convenceu José Bonifácio a aceitar a nomeação para ser ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros.

Assim, no ano de 1658 é a realizada a expedição pelos jesuítas Padre Manoel Nunes e Padre Francisco Veloso, os primeiros a utilizar o sítio onde hoje localiza-se Imperatriz.

Nunca assumiu o trono, porque a Proclamação da República pôs fim à monarquia. A princesa Isabel era filha de Dom Pedro II, imperador do Brasil entre 1840 e 1889, e é uma figura extremamente conhecida de nossa história por ter assinado a lei que aboliu a escravatura do Brasil – a Lei Áurea.

Os desdobramentos do exercício do Poder Moderador por D. Pedro, a rixa entre políticos conservadores e liberais, bem como a rivalidade entre brasileiros e portugueses que estavam radicalizados no Brasil, culminaram na abdicação do imperador, formalizada no dia 7 de abril de 1831.

Durante seu governo, D. Pedro II focou no desenvolvimento econômico e social do país, sendo construídas as primeiras linhas telegráficas e a primeira estrada de ferro do país. Foi nesse período que as leis abolicionistas avançaram: Lei Bill Aberdeen (1845);

O imperador ou imperatriz é o maior título da nobreza, sendo o principal status social que se pode alcançar.

Catarina, a Grande. Catarina, a Grande, ficou conhecida como uma déspota esclarecida em função das reformas executadas no Império Russo sob influência do Iluminismo. Catarina II ou, como mais popularmente ficou conhecida, Catarina, a Grande (1729-1796), foi uma imperatriz (czarina) russa de origem alemã.

Catarina de Aragão (1485 -1536) foi uma princesa espanhola que se tornou a Rainha de Inglaterra e a primeira esposa de Henrique VIII de Inglaterra (r. 1509-1547). Quando o casamento não produziu um herdeiro masculino, Henrique VIII ficou desesperado para se divorciar de Catarina e encontrar outra esposa.

Conhecida no Brasil como Maria Leopoldina, a princesa austríaca casou-se com d. Pedro, em 1817, e transformou-se em imperatriz do Brasil, em 1822. Maria Leopoldina é uma das grandes personagens da história brasileira e teve papel importante na condução da independência do Brasil, em 1822.

Amélia de Leuchtenberg (nome de batismo francês: Amélie Auguste Eugénie Napoléone de Beauharnais; Milão, 31 de julho de 1812 – Lisboa, 26 de janeiro de 1873), foi uma princesa franco-bávara da Casa de Beauharnais, segunda esposa do Imperador Pedro I e Imperatriz Consorte do Brasil de 1829 até 1831.

As causas exatas da mumificação de Amélia ainda estão sendo investigadas - isso não era comum entre a nobreza de Portugal. “Pode ter sido um 'acidente de percurso'. Ela foi tratada para ficar conservada alguns dias, para o funeral, e isso acabou inibindo o processo de decomposição”, diz Valdirene.