Quem foi a mãe das nove musas?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

As Musas eram Ninfas, nascidas da relação de Zeus e Mnemósine. Acompanhavam frequentemente Apolo, deus das Artes.

Calíope é a musa da poesia épica. Filha de Zeus e Mnemósine (memória), é uma das noves musas, que têm por missão a inspiração dos seres humanos para que estes se tornem criativos na arte e na ciência.

Perséfone foi a deusa grega da vegetação e da agricultura, conhecida também como esposa de Hades, deus do submundo. Passava parte do ano com Hades e outra parte, com Deméter. Perséfone era deusa da vegetação e da agricultura, conhecida também como senhora do submundo.

Mnemosine

Na mitologia grega, Mnemosine é a deusa grega da memória. É uma das titânides - segunda geração dos deuses -, filha de Gaia (a Terra) e Urano (o Céu). Os mortos que bebessem da água do seu poço relembravam suas vidas. É a deusa que opera as engrenagens do esquecimento e da lembrança.

As ninfas eram divindades antigas, mortais e pré-helênicas que habitavam em lagos, riachos, bosques, florestas, prados e montanhas. Duravam tanto quanto uma árvore e seus outros habitats permanecendo sempre jovens. Eram auxiliares dos deuses onde desempenhavam funções secundárias.

Atena

Divindade da civilização, matemática e artes
A deusa grega Atena, conhecida como Minerva pelos povos romanos, é a divindade da sabedoria, inteligência, do senso de justiça e das artes.

Há um masculino para musa inspiradora? - Quora. As pessoas usam muso como brincadeira, não existe muso. As musas eram entidades mitológicas gregas, femininas, inspiradoras da criação artística (ou científica, descobri agora, sempre soube que fosse apenas artística). Eram as filhas da Memória com Zeus.

Musa é uma figura feminina da mitologia grega, fonte de inspiração nas artes ou ciências. O significado de musa tornou-se abrangente sendo utilizada no sentido figurado para designar a mulher amada ou aquela que traz inspiração seja na pintura, na poesia ou outras formas de expressão cultural.

Zeus

Zeus, o mais poderoso dos deuses do Olimpo, criou as musas para que cantassem e louvassem a vitória sobre os Titãs. Zeus então dormiu com Mnemósina (Memória) durante nove noites e, após o devido tempo, nasceram as nove musas.

Com Mnemosyne (deusa da memória), Zeus teve diversas filhas que eram musas semidivinas que os gregos também veneravam: Clio (musa protetora e inspiradora da história), Euterpe (da música), Talia (da comédia e da poesia), Melpômene (da poesia trágica), Erato (da poesia amorosa), Terpsícore (da dança e canto), Polimnia ( ...

E um personagem que deve dar as caras em breve é Orfeu. Citado no episódio especial da primeira temporada, que compila duas histórias tiradas do arco Terra dos Sonhos, ele é filho de Morpheus com Calíope, uma deusa grega.

Outra diferença é a que cerne a genealogia de Orfeu, uma vez que nas versões mais conhecidas do mito ele é filho de Apolo, muito embora há quem atribua sua paternidade ao Rei Eagro da Trácia, mas nesta versão em quadrinhos, ele é filho de Morpheus.

Hacquard registra que Hades permaneceu fiel à esposa Perséfone, salvo em duas ocasiões: a primeira quando teria se deixado enamorar pela ninfa do Cócito, Minta; perseguida pela rainha Core, foi transformada pelo deus em menta. A segunda teria sido o amor por uma oceânida.

Hades e Perséfone tiveram três filhos: Melinoe, deusa dos fantasmas, pesadelos e da loucura; Zagreu, deus da religião órfica; e Macária, considerada a deusa da morte abençoada.

Perséfone, por sua beleza sempre atraiu muitos olhares. É inimiga de Afrodite por ser esta ser muito bela.

Hera

Hera era uma das deusas mais importantes da religiosidade dos gregos antigos, venerada em diversos locais da Grécia. Ela era conhecida como a rainha dos deuses, pois era casada com Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego.

A ninfa Eco ficou conhecida como "aquela que não sabe falar em primeiro lugar, que não pode calar-se quando se fala com ela, que repete apenas os últimos sons da voz que lhe chega" (Ovídio, Metamorfoses).

Na mitologia greco-romana, as ninfas Oceânides são filhas do titã Oceano com a titânide Tétis. Eles eram irmãos e deuses primitivos da mitologia grega. Enquanto Oceano personificava os oceanos, Tétis era a deusa dos aquíferos subterrâneos, ela quem deu origem a todas as fontes, nascentes e rios presentes no mundo.

As ninfas odeiam o mal e todos aqueles que maltratam a natureza por qualquer motivo. Protegem as árvores e os animais das florestas e costumam fazer amizade com Elfos, Gnomos, Duendes e outras criaturas feéricas.

Atena ficou conhecida como deusa da sabedoria. Ela tinha forte relação com habilidades manuais, dentre as quais se destaca a tecelagem. Ficou marcada por ajudar Perseu a matar a górgona Medusa, que possuía feição horrenda por ter sido punida pela deusa. Ela era filha de Zeus e nasceu da cabeça de seu pai.

Uma das deusas mais importantes de toda a mitologia grega era Hera, conhecida como deusa das mulheres, dos casamentos, da família e dos nascimentos. Ela era tida como a deusa responsável por proteger as mulheres grávidas e em trabalho de parto e considerada a rainha dos deuses. Era chamada pelos romanos de Juno.