Quem foi a esposa favorita de Davi?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Davi, pastor de origem, subjugou varios povos: filisteus, moabitas, amonitas, arameus. Mas seu coração foi inteiramente subjugado por Betsabá. E não apenas seu coração: também seu pênis. Foi um caso de paixão sexual à primeira vista.

Rei Davi teve oito esposas ao mesmo tempo e provou que, já no passado, a poligamia não dava certo. Com esposas em excesso e mais de 20 filhos, Davi se viu cheio de problemas.

Mical era idólatra. Todavia, o amor que sentia por Davi era propósito de Deus. Ela foi usada para intervir na história, contando o complô de Saul e ajudando seu marido escapar pela janela.

Mical morre e Davi sofre com a perda | REIS - YouTube.

Davi desmascara Mical e ordena que ela fique presa até a morte.

A Bíblia registra que naquela mesma noite Mical desceu Davi por uma janela para que ele não fosse morto pelos homens de Saul. Depois, Mical colocou na cama de Davi uma estátua coberta por um manto, e uma pele de cabra em sua cabeceira.

Ao ouvir o que sofreria por não ter obedecido à palavra do Senhor, mas ter andado conforme o seu próprio coração, Davi ficaria desesperado e um forte sentimento de dependência de Deus brotaria em sua alma. Isso o aproximaria novamente do Senhor e abriria as portas para a sua restauração.

Betsabá viveu uma tórrida história de amor com o rei Davi e foi decisiva para o coroamento de seu filho, Salomão. Ela foi uma das mulheres mais gostosas e mais poderosas do Velho Testamento. Teve a seus pés Davi, o herói judeu que matou o gigante Golias e depois se transformaria em rei de Israel.

O Rei Davi estava exultante, e “dançava com todas as suas forças diante do Senhor” (v. 14), externando sua adoração a Deus sem se preocupar com o que os outros estariam pensando dele. Sua esposa, Mical, o “desprezou no seu coração” e o criticou severamente por dançar daquela maneira diante do povo (vs. 16 e 20).

Mical, filha de Saul, casou com Davi mas não teve filhos. Ainoã (não confundir com outra Ainoã, que foi esposa de Saul) teve: Amnom, primeiro filho de Davi - ele violentou sua meia-irmã Tamar e depois foi assassinado por seu meio-irmão Absalão.

Abital (Isabella Dionísio) é a sexta esposa, outra israelita e mãe de Sefatias.

Quileabe

Após o ato consumado, o israelita é castigado por seu ato e sofre uma terrível perda. O filho dele, Quileabe (Pedro Burgarelli), morre e o rei passa a exagerar na bebida alcoólica como subterfúgio de seus problemas. Ao receber a triste notícia, Davi resolve se isolar de todos para pagar por seus pecados.

MULHERES DE DAVI
Além dela Davi também tinha as seguintes esposas: Ainoã, a jezreelita ; Abigail, que era viúva de Nabal, o carmelita; Maaca, mãe de Absalão, Davi casara com ela mediante uma aliança que fizera com Talmai, rei de Gesur; além dessa tinha Hagite, Eglá, Abital e a última Bate-Seba.

Mical

Satisfazendo a exigência de Davi, de devolver-lhe sua esposa Mical, Abner dirigiu-se então em particular aos chefes das onze tribos apartadas de Judá, para consolidar o favor deles para com Davi.

Ainoã foi a esposa de Saul na Bíblia. Ela era filha de Aimaás e é citada na Bíblia no Antigo Testamento no primeiro livro de Samuel (1 Samuel 14:50). O nome Ainoã significa “meu irmão é deleite”, e em algumas traduções bíblicas esse nome é registrado como Aquinoã.