Quem foi a esposa de Israel na Bíblia?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Ele teve doze filhos, que deram nome às doze Tribos de Israel. Esses filhos nasceram de suas esposas: as irmãs, Lia e Raquel; e de suas concubinas: Bila e Zilpa. Essa é a história dessas mulheres.

CASSIANE. Cassiane é primeira pastora da Assembléia de Deus.

Lia era desprovida de beleza. Filha mais velha de Labão (Gênesis 29: 16-17), foi a primeira esposa de Jacó, que foi obrigado a se casar com ela para conseguir a irmã de Lia, Raquel (Gênesis 29:25-27). A história dela é marcada pela falta de consideração, de amor, de apreço.

A história de Abigail está relatada na bíblia, e ela é uma referência de mulher apaziguadora. Ela era uma mulher formosa e sábia que amava o Senhor. O seu marido se chamava Nabal e ele era um homem insensato, sem nenhuma sabedoria, muito difícil de conviver. Após a morte de Samuel, todo o povo de Israel lamentou.

Lia, a filha mais velha, porém, “tinha olhos baços” (Gn 29:17). Literalmente, “olhos caídos”, “sem brilho” ou “fracos”. Alguns têm assumido que sua visão era deficiente. A passagem, contudo, não diz que Lia tinha olhos deficientes, mas Raquel podia ver bem.

A Bíblia não explica exatamente por que Raquel roubou os ídolos de seu pai Labão. O texto bíblico apenas registra que quando a família de Jacó fugiu das terras de Labão, Raquel levou consigo os ídolos do lar da casa de seu pai. Os ídolos roubados por Raquel eram chamados de terafins.

À tarde, quando Jacó voltava do campo, Lia saiu ao encontro dele e lhe disse: — Esta noite você terá relações comigo, pois eu aluguei você pelas mandrágoras de meu filho. E naquela noite Jacó teve relações com ela. Deus ouviu Lia, ela ficou grávida e deu à luz o quinto filho.

A megera morrerá devido a complicações no parto de Benjamin (Marcus Bessa), que se tornará um dos "queridinhos" do patriarca.

Ela atua como pastora junto a suas seis irmãs (Ex 2,16). Também junto às irmãs, ela informa seu pai sobre o ocorrido no poço, participando de um discurso coletivo (Ex 2,19). No mais, é preciso imaginar que, junto a suas irmãs, Séfora chama Moisés para ir ao encontro de Jetro (Ex 2,20).

Juízes 4–5: Débora, a Profetisa.

Lia não pôde mudar Jacó, mas pôde transformar a si mesma e enxergar a mão de Deus em sua vida. De sua parte, Lia não permitiu que as atitudes dos outros a distraíssem da tarefa que Deus lhe deu. Quando morreu, Lia foi sepultada por Jacó junto com Abraão e Sara, e Isaque e Rebeca, no campo de Macpela (Gênesis 49.31).

Lia morreu antes de Jacó e foi enterrada na Caverna dos Patriarcas em Hebrom como foram os demais descendentes da família, Jacó, Abraão e Sara, Isaque e Rebeca. Já Raquel foi enterrada no caminho de Efrata, ou Belém, onde Jacó ergueu uma estela sobre o túmulo.

Em algumas traduções, Lia é chamada de Lea ou Léia. Sua história está escrita no livro de Gênesis do capítulo 29 ao 49. A Bíblia descreve sua aparência como uma mulher de olhos tenros e meigos, enquanto sua irmã Raquel é citada como uma mulher bonita e atraente (Gênesis 29:17).

Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido. “Não faz isso comigo, meu amor”, diz o rei em meio às lágrimas de dor e sofrimento.

Maaca

Maaca Como morreu na Bíblia a esposa do Rei Davi. A história da monarquia israelita é repleta de personagens cujas vidas se entrelaçam em tramas de paixão poder e política. Uma dessas personagens é Maaca filha do rei de Gesur que mais tarde se tornou uma das esposas do rei Davi.

Abigail (Maiara Walsh) morreu após se arriscar para salvar a vida do filho em Reis.

- A espiritual: Lia se apegou a Deus pois as vezes que deu à luz, foi grata a Ele através dos nomes que dava aos filhos. Diferente de Raquel, que quando finalmente gerou um filho, o nomeou José, que significa “O Senhor me acrescente outro filho”.