Quem foi a escudeira mais famosa do mundo?

Perguntado por: dnobrega3 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Lagertha

Vikings: quem foi Lagertha, a escudeira mais famosa do mundo? Lagertha se tornou uma das personagens mais famosas da série “Vikings”. A história conta que ela viveu no território da atual Noruega e teria sido esposa de Ragnar Lothbrok, um dos reis vikings mais respeitados da história.

Lagertha foi, de acordo com as lendas locais, uma skjaldmö ("mulher guerreira que usava escudo") viking que viveu no território da atual Noruega, tendo sido a primeira esposa do célebre guerreiro viking Ragnar Lodbrok.

Até hoje, Ragnar é lembrado como um dos Vikings mais famosos de todos os tempos, e sua história real se confunde com lendas em vários pontos.

O guerreiro do norte enfrenta batalhas sangrentas e conspirações políticas, ao mesmo tempo que sua vida pessoal vai ganhando mais detalhes. E é assim que conhecemos Björn, Ubbe, Hvitserk, Sigurd e Ivar, os filhos de Ragnar.

Os vikings são uma antiga civilização originária da região da Escandinávia, que nos dias atuais compreende o território de três países europeus: a Suécia, a Dinamarca e a Noruega.

Ragnar Lodbrok

Ragnar Lodbrok ou Ragnar Calças Peludas (em dinamarquês: Regnar Lodbrog; em sueco: Ragnar Lodbrok; em nórdico antigo: Ragnarr Loðbrók; LITERALMENTE Ragnar Calças Felpudas) foi um rei lendário da Dinamarca e da Suécia, que teria reinado durante os séculos VIII e IX.

Haldano

Haldano (em latim: Haldanus ou Halfdanus; em nórdico antigo: Hálfdan, Halfdene ou Healfdene; em irlandês antigo: Albann; morreu em 877) foi um líder viquingue e comandante do Grande Exército Pagão que invadiu os reinos anglo-saxões da Britânia, começando em 865.

Ubbe

Ubbe: o melhor filho de Ragnar.

Foi um momento de vulnerabilidade para a personagem, quando ela mais precisava do apoio de Ragnar. Foi neste contexto que ele a traiu com a Princesa Aslaug (Alyssa Sutherland), engravidando-a. Ragnar se viu responsável pela criança que Aslaug carregava e decidiu assumi-la, de modo que passaria então a ter duas esposas.

Assim como grande parte dos personagens de Vikings, Lagertha é inspirada em uma figura “real”. Como os nórdicos não tinham a tradição de produzir registros escritos de suas histórias, realidade e lenda costumam se confundir. Alguns estudiosos acreditam que Lagertha, na verdade, era um dos nomes da deusa Thorgerd.

As corajosas guerreiras Skjaldmö (donzelas escudeiras) estão presentes em diversas histórias da mitologia nórdica.

De acordo com o Censo Demográfico 2010, eram pouco mais de 30 os seus portadores brasileiros na altura da pesquisa.

Ragnar Lodbrok foi o maior e mais famoso viking de toda a história. Seus feitos criaram a base para o imaginário popular sobre os guerreiros nórdicos que possuíam uma insaciável sede por sangue e que tinham como maior objetivo morrer em uma grande batalha para alcançar Valhalla.

Vikings é o termo utilizado para se referir aos povos de origem germânica que habitaram a Escandinávia durante os séculos VIII e XI, em um período conhecido como Era Viking. Inscrição rúnica (forma de escrita dos nórdicos) localizada na Suécia.

Ópio

Ópio, depois disso Ragnar vivia alucinado.

Segundo a lenda, está sepultado num montículo, chamado "túmulo de Biorno Braço de Ferro" (Björn Järnsidas hög), com 5 m de altura e 20 m de largura, encontrado no século XVIII na ilha de Munsö por alguns antiquários.

Para aqueles que pensaram que o personagem principal de Vikings morreria uma batalha, houve uma grande reviravolta. Ragnar se entregou de boa vontade as mãos do rei Aelle para uma morte brutal!

Descobertas arqueológicas revelam que os homens Viking em média, mediam 1,70cm. Também já foram encontrados caveiras femininas que, curiosamente, revelam traços bastante masculinos.