Quem foi 1 governador-geral?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Tomé de Sousa

O governo-geral permaneceu até a vinda da família real para o Brasil, em 1808. Tomé de Sousa, o primeiro governador do Brasil, chegou em 1549 e fundou a cidade de Salvador, a primeira da colônia.

Criou-se a estrutura burocrática com a formação de conselhos consultivos formados por capitão-mor, ouvidor-mor, provedor-mor. Além de Tomé de Sousa, outros governadores-gerais foram: Duarte da Costa, Mem de Sá e Estácio de Sá.

Brasil Colônia
Pedro Álvares Cabral reivindicou o Brasil para o domínio de Portugal em 1500. A colônia foi governada a distância, a partir de Lisboa, que só em 1530 iniciou a ocupação do território.

O presidencialismo no Brasil se estabeleceu com a república, em 1889. Desde então, o país já teve 39 presidentes em diferentes fases desse período republicano. 36 indivíduos foram presidentes do Brasil ao longo de mais de 100 anos de república, alguns deles em mais de um momento, totalizando 38 presidências.

Cerimônia de posse do Presidente Deodoro da Fonseca como primeiro Presidente da República, em 26 de Fevereiro de 1891.

O cargo de governador-geral foi criado em 17 de dezembro de 1548 com o objetivo de centralizar as atividades administrativas na colônia. Neste mesmo contexto foram estabelecidos os cargos de provedor-mor, destinado à administração fazendária, e de ouvidor-geral, como autoridade máxima da justiça.

Duarte da Costa foi um importante administrador português e o segundo governador geral do Brasil Colônia, durante os anos de 1553-1558.

O maior empecilho para o governo-geral de Tomé de Sousa foi a dificuldade de comunicação existente com outras capitanias da colônia. Seu governo estendeu-se até 1553, quando foi substituído por Duarte da Costa.

Governador-geral é o funcionário administrativo supremo de uma grande área. O cargo foi utilizado primeiramente no contexto do colonialismo, quando o governador-geral era o representante máximo da autoridade administrativa da potência colonial, às vezes com competências de um vice-rei.

Foi o primeiro governador-geral do Brasil e esteve na função de 1549 a 1553.

Fundada em 1549, Salvador (BA) se tornou a primeira capital do país por estar localizada em área de maior extração de pau-brasil e por ser a principal produtora de açúcar. A cidade também tinha como ponto forte a sua localização, que facilitava a exportação desses produtos para outros países.

Os tupis ocupavam a região costeira que se estende do Ceará a Cananeia (SP). Os guaranis espalhavam-se pelo litoral Sul do país e a zona do interior, na bacia dos rios Paraná e Paraguai.

João III (1502-1557), buscando soluções mais efetivas que resguardassem o império colonial construído por meio das Grandes Navegações, nomeou o fidalgo Mem de Sá (1500-1572) como terceiro governador-geral.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...