Quem fiscaliza o cumprimento da lei?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Independentemente se for do âmbito federal, estadual ou municipal, o poder que fiscaliza o cumprimento das leis é o Poder Judiciário.

11 - Para fiscalizar e superintender a atuação do Ministério Público, bem como para velar pelos seus princípios institucionais, haverá, em cada Estado, um Conselho Superior, estruturado na forma do que dispuser a legislação local, observado o disposto na presente Lei.

Ministério do Trabalho; Receita Federal; Vigilância Sanitária; Corpo de bombeiros, entre outros.

Conheça abaixo quais são eles e como as empresas são fiscalizadas por cada um.

  1. 1 – INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)
  2. 2 – Receita Federal.
  3. 3 – Prefeitura ou Secretaria da Fazenda do Município.
  4. 4 – Estado ou Secretaria da Fazenda do Estado.
  5. 5 – Vigilância Sanitária.
  6. 6 – Corpo de Bombeiros.

O Poder Executivo tem a função de executar as leis existentes. Já o Poder Judiciário é aquele que faz com que as leis sejam cumpridas.

O Poder Legislativo é um dos três poderes que estão presentes na administração pública do Brasil, sendo que o Legislativo é o responsável por legislar, isto é, propor leis, e também por fiscalizar as ações que são realizadas pelo governo, que compõe o Executivo.

Responsável pela orientação e fiscalização das atividades funcionais e da conduta dos Procuradores e Promotores de Justiça.

O Ministério Público é uma instituição que tem como função definida pela Constituição Federal a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

O MPF atua como fiscal da lei, mas tem atuação também nas áreas cível, criminal e eleitoral. Na área eleitoral, o MPF pode intervir em todas as fases do processo e age em parceria com os ministérios públicos estaduais.

As fiscalizações do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE podem se originar das mais diversas formas, dentre as quais, citamos as principais:

  • Fiscalização dirigida: ....;
  • Fiscalização indireta: ....;
  • Fiscalização por denúncia: ....;
  • Fiscalização imediata: ....;
  • Fiscalização para análise de acidente do trabalho: ....;.

Existem, de forma resumida, três Órgãos Regulatórios no Brasil: O Inmetro, a Anvisa e o MAPA. Cada um é responsável pela regularização de um tipo específico de produtos. Para importar para o Brasil, é necessário saber qual o Órgão Regulatório Brasileiro que cuida do seu tipo de produto para assim regulariza-lo.

As agências reguladoras são um órgão governamental que tem a finalidade de regular e/ou fiscalizar a atividade de um determinado setor da economia, sobretudo no Brasil. Em outras palavras, as agências reguladoras possuem poder especial para legislar sobre como determinado mercado deve operar.

A fiscalização é uma atividade profissional que surge em resposta as necessidades e às aspirações da sociedade, ela é essencial para a categoria, afim de proteger e zelar pelos interesses da sociedade e, além disso, assegurar o exercício profissional de pessoas qualificadas e habilitadas para prestar serviços de ...

1 vigiar, guardar, controlar, supervisionar, velar, verificar, zelar. Examinar atentamente: 2 examinar, averiguar, esquadrinhar, inspecionar, observar, vistoriar.

O profissional que atende à fiscalização deve ser prestativo, considerando a ação fiscalizadora de maneira profissional. Também precisa estar pronto para dar esclarecimentos, dando equilíbrio no embate entre o fisco e o contribuinte, sem argumentar de forma contundente ou desequilibrada.

— Quem descumpre leis faz todos saírem perdendo. Além dos danos materiais, físicos e emocionais, essas pessoas geram prejuízos graves ao Estado, ao causar incapacidade em outras pessoas em idade reprodutiva, por exemplo — alerta Fonseca.

O Código Penal, em seu artigo 21, deixa claro que ninguém pode ser poupado de ser punido em razão de desconhecer a lei. Esse entendimento também está expresso no artigo 3º da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Decreto-lei 4.657, de 4 de setembro de 1942).

Há, ainda, a possibilidade de embargo da atividade, interdição parcial ou total do estabelecimento e até mesmo a suspensão ou o cancelamento do registro, da licença ou da autorização de funcionamento.

O Poder Legislativo tem como função central a elaboração das leis, ao lado de exercer outras tarefas constitucionais como a apresentação pública de assuntos de interesse dos cidadãos, o debate sobre tais reivindicações de modo a agrega-las sob o interesse geral e a fiscalização política dos atos do executivo.

Confira os 6 direitos mais violados no Brasil.

  • #7. Direito aos reclusos.
  • #6. Direito à juventude.
  • #5. O direito à diferença.
  • #3. O direito à saúde.
  • #2. O direito ao trabalho.
  • #1. O direito ao salário mínimo.