Quem ficou no lugar de Chapo?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

Seu nome é Dámaso López Núñez, mais conhecido como “El Licenciado”. De acordo com informações confirmadas por funcionários da DEA, sua era começou no final de 2016, após uma batalha contra “El Chapo” e seus filhos pelo poder dentro do cartel, na qual o outrora chefão saiu derrotado.

O tráfico de drogas nessa área é muito disputado, pois os lucros financeiros são elevadíssimos em razão da grande quantidade de drogas que é contrabandeada na região fronteiriça. Os principais cartéis do narcotráfico que atuam no México são o Beltrán Leyva, Golfo, Sinaloa, Loz Zetas, Juarez, La Familia e Tijuana.

Ovidio Guzmán Lopez, apelidado de "El Ratón" ou "El Nuevo Ratón" ("O rato" ou "O novo rato"), é considerado um criminoso perigoso, acusado de tráfico de drogas pelas autoridades dos Estados Unidos e apontado como um dos líderes do cartel de Sinaloa.

Caro Quintero, conhecido como o “narco dos narcotraficantes”, é considerado pelas autoridades mexicanas o fundador do cartel de Guadalajara. Ele é acusado de traficar principalmente metanfetamina, heroína, cocaína e maconha.

Cabeça Branca comandou na surdina por mais de três décadas um esquema de tráfico internacional de drogas responsável por abastecer mensalmente com pelo menos cinco toneladas de cocaína, com alto grau de pureza, países na Europa, na África e nos Estados Unidos.

Guzmán pai foi extraditado aos Estados Unidos em 2017 para ser julgado por um tribunal de Nova York, onde foi declarado culpado de crimes relacionados com o contrabando de drogas e lavagem de dinheiro. Ele foi condenado a prisão perpétua em 2019.

A presença dos cartéis mexicanos em El Salvador é ainda mais diversificada: segundo informações da DEA, estão presentes no país desde 2012 grupos como o Cartel de Sinaloa, Cartel do Golfo, a Família Michoacana, Los Zetas e o CJNG.

No Brasil, a repressão ao narcotráfico concentra-se tradicionalmente nas grandes cidades.

O estado de Sinaloa abriga o Cartel de Sinaloa, uma das organizações de narcotráfico mais poderosas do mundo. “El Chapo” era o líder do cartel antes de ser condenado à prisão perpétua em 2020.

Cartel de Sinaloa

Cartel de Sinaloa A Emma desta história do século 21 nasceu em um humilde vilarejo no México, é pouco convencional e decidiu desafiar as regras do Cartel de Sinaloa, a organização de tráfico de drogas mais poderosa do mundo. O cartel mais perigoso do México.

Guzmán retomou o comando do Cartel de Sinaloa, mas em 8 de janeiro de 2016, Guzmán foi capturado novamente durante uma invasão a uma casa na cidade de Los Mochis, no estado natal de Guzmán, Sinaloa. Com a prisão de Joaquín Guzmán Loera, Ismael Zambada assumiu a liderança total do Cartel de Sinaloa.

Os filhos do notório narcotraficante Joaquín Guzmán, o 'El Chapo', são acusados de torturar rivais e usá-los ainda vivos como alimentos para tigres.

Ovidio e seu irmão Joaquín Guzmán López são indicados como herdeiros de El Chapo e seu irmão Édgar Guzmán López, assassinado em maio de 2008 em meio a uma confusão de mais de 500 tiros em um shopping center de Culiacán.

Maria do Pó, é a traficante mais procurada do Brasil, e já foi condenada a mais de 50 anos de prisão, por diversos crimes. Chegou a ser presa, mas desde 2006 deixou a prisão e nunca mais foi encontrada.

Top 10 maiores traficantes de drogas de todos os tempos

  • Amado Carrillo Fuentes. ...
  • Curtis “Cocky” Warren. ...
  • Pablo Escobar. ...
  • Ismael Zambada Garcia. ...
  • Osiel Cardenas Guillen. ...
  • Jonathan Almanza-Orejuela e Jose Santacruz-Londono. ...
  • Frank Lucas.

Apelidado de "o rei da cocaína ", Escobar é o criminoso mais rico da história, tendo acumulado um patrimônio líquido estimado em 30 bilhões de dólares no momento de sua morte — equivalente a 64 bilhões de dólares em 2021 — enquanto seu cartel de drogas monopolizou o comércio de cocaína nos Estados Unidos na década de ...

Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, era apontado como a principal liderança do PCC nas ruas até abril de 2022. Segundo o Ministério Público, ele foi excluído da facção criminosa. Ele tem mandado de prisão em aberto pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Há suspeita de que ele fugiu para o exterior.

Sérgio Mendonça, o Serginho Ratazana.

Com a prisão de Paulo Cupertino, André de Oliveira Macedo, mais conhecido como André do Rap, se tornou o criminoso mais procurado do estado de São Paulo. Ele está foragido desde o dia 10 de outubro de 2020, quando saiu da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (SP) pela porta da frente.

Simo Häyhä, a “morte branca”, é considerado o maior atirador de elite da história, tendo abatido mais de 500 homens durante a resistência finlandesa à invasão soviética de 1939.

Ele está cumprindo pena de prisão perpétua na penitenciária Supermax, no Colorado, a prisão federal mais segura dos EUA, após ter escapado de uma prisão mexicana através de um túnel em 2015.