Quem ficou mais tempo em primeiro lugar no tênis?

Perguntado por: zcrespo . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

E nesse critério, o recorde é de Novak Djokovic. Em 8 de março de 2011, o sérvio chegou a 311 semanas na liderança do ranking da ATP, superando a marca que pertencia a Roger Federer.

11 horas

Em termos históricos, o recorde de partida mais duradoura se encaixa justamente na nova era do tênis. Em junho de 2010, os tenistas Nicolas Mahut e John Isner protagonizaram um incansável duelo de 11 horas e cinco minutos em confronto válido pelo tradicional Torneio de Wimbledon.

O debate sobre quem é o maior tenista de todos os tempos divide opiniões há anos, mas o norte-americano Pete Sampras não tem dúvidas de que o sérvio Novak Djokovic merece o título.

ROGER FEDERER

1# ROGER FEDERER. É quase unânime: para a maioria dos fãs do tênis, Roger Federer é o melhor tenista da história. E os números sustentam isso. Ele é o maior vencedor de Grand Slams, com 20 títulos, empatado com Rafael Nadal; e tem o recorde de semanas como 1º do mundo, com 310.

Você sabe qual foi o saque mais rápido da história do tênis? Em 2012, o australiano Samuel Groth, então 340º no ranking da ATP, acertou um ace a 263 km/h durante as oitavas de final do challenger de Busan, na Coreia do Sul, em jogo contra o bielorrusso Uladzimir Ignatik. Curiosamente, Groth foi derrotado por 2 a 0.

Em média, uma partida de tênis de de três sets dura cerca de 90 minutos, enquanto partidas de cinco sets duram 2 horas e 45 minutos. As partidas de tênis profissionais mais rápidas já duraram cerca de 20 minutos, enquanto as partidas mais longas já duraram 11 horas e 5 minutos.

A final da Terceira Divisão de Profissionais de 1965 é um desses. Em campo, Andradina e Transauto de São Caetano fizeram a partida oficial mais longa que se tem registro na história do futebol mundial. Foram precisos 208 minutos para definir o campeão do torneio.

O jogo teve 269 lances (538 movimentos de peças) e durou 20h15, sem interrupção. Essa partida aconteceu em Belgrado, na antiga Iugoslávia, em 1989. Explicação: 53 anos.

Novak Djokovic conquistou Roland Garros naquele que foi o seu 23º Grand Slam da carreira e descolou pela primeira vez de Rafa Nadal, se tornando o tenista com mais Majors da história do tênis.

Gustavo Kuerten é ex-tenista brasileiro nascido em 10 de setembro de 1976 em Florianópolis- SC. Conhecido mundialmente como “Guga”, o catarinense é o maior tenista brasileiro de todos os tempos.

Em 2019, Wild entrou para o top 300 do mundo ao ser campeão pela primeira vez de um Challenger. A melhor posição no ranking que o brasileiro já conquistou foi quando chegou a 106ª do mundo em 2020 após vencer Casper Ruud no Chile Open.

Rod Laver

O australiano Rod Laver é considerado um dos maiores tenistas da história. Ele é o único a ter vencido todos os 4 torneios do Grand Slam na mesma temporada em duas ocasiões distintas. A primeira ocorreu quando o circuito ainda acontecia na Era Fechada, em 1962, já a segunda foi na Era Aberta, em 1969.

Segundo sul-americano reconhecido pela ATP como líder do ranking masculino (depois do chileno Marcelo Ríos), ele ficou no topo por um total de 43 semanas, divididas em três períodos de alternância com Safin. Esteve em primeiro pela última vez na semana de 18 de novembro de 2001.

Gustavo Kuerten

Também conhecido como Guga, Gustavo Kuerten é considerado o melhor tenista brasileiro de toda a história. Em 1997, Kuerten venceu o torneio de Roland Garros pela primeira vez e, a partir daí, seu sucesso começou no esporte. Gustavo Kuerten conquistou 368 vitórias e 28 títulos.