Quem fica na sala de cirurgia?

Perguntado por: acavalcanti6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Compõe-se de cirurgião, cirurgião assistente e instrumentador cirúrgico, sendo que este último pode ou não ser médico.

Um Bloco Cirúrgico (BC) é formado por um Centro Cirúrgico (CC), uma área de Recuperação Anestésica (RA) e um Centro de Material e Esterilização (CME).

A equipe cirúrgica é formada por um grupo de profissionais habilitados e capacitados para trabalharem juntos e harmonicamente. Cada profissional possui sua respectiva competência para desenvolver sua função ao longo de todo o procedimento cirúrgico.

Aqui, o paciente deve permanecer fixado para evitar seu deslocamento. Para o conforto, deve ser utilizado um acolchoamento para pernas e calcanhares. A pessoa pode ficar sobre as articulações motorizadas da mesa, garantindo o acesso ideal à área do tórax ou dos rins.

É um ambiente hospitalar de setor restrito, composto por diversas áreas que buscam promover condições adequadas para a realização de procedimentos anestésicos e cirúrgicos. Esse ambiente é dividido em zonas: a zona de proteção, a zona limpa e a zona estéril.

Sala de cirurgia: é o espaço onde o procedimento cirúrgico é realizado. É equipada com mesa cirúrgica, luzes cirúrgicas, monitores de anestesia, equipamentos cirúrgicos, entre outros.

A rotina do técnico de enfermagem no Centro Cirúrgico
Analisamos o tipo de cirurgia que será realizada para providenciar os itens necessários, prevendo cenários e possíveis intercorrências. É um setor que exige um olhar crítico, analítico e cuidadoso para que nada falte durante o procedimento”, explica ele.

Como se comportar no centro cirúrgico?

  • Não toque em campos estéreis;
  • Não fique posicionado em locais que as pessoas circulam;
  • Nada de ficar muito próximo de quem está operando;
  • Se você quiser realmente participar, é melhor estar paramentado e em campo;

Essa recepção é feita da seguinte maneira: o paciente chega no centro cirúrgico onde a partir desse momento cria-se um diálogo com o mesmo, sendo importante primeiramente acalma-lo enquanto ao procedimento que será realizado, após é seguido um protocolo que chama- se 'Checklist' (Cirurgia segura).

Cirurgião chefe: Médico especialista em cirurgia, é o chefe da equipe. Dá as ordens de como fazer a intervenção cirúrgica; Cirurgião assistente: Médico que faz as incisões, suturas, cauterização, sucção e melhora o acesso ao órgão lesionado afastando outras camadas e órgãos.

O enfermeiro é habilitado a presidir todas as etapas do ato anestésico-cirúrgico, ou seja, ele acompanhará o paciente em todo o período peri-operatório, assim como irá priorizar atender as necessidades do paciente.

“Quando minha filha veio da mesa de cirurgia, ainda desacordada, ela veio suja. Percebi sobre o rosto e sobre o pescoço dela algumas casquinhas secas, brancas. Eu não sabia o que era. Achava que era algum medicamento que tinha entornado”, contou.

São eles:

  • Posição supina;
  • Posição prona;
  • Posição lateral;
  • Posição dorso sacral/posição litotômica;
  • Posição genucubital/posição sobre cotovelos e joelhos;
  • Posição de cadeira de praia.

O profissional responsável pela montagem de mesa cirúrgica é o instrumentador técnico. Contudo, a atividade pode ser solicitada aos internos e aos residentes. Por isso, é importante entender como dispor os materiais de forma correta.

O banho pré-operatório usando uma solução antisséptica para lavar a pele é um procedimento bem aceito, que visa diminuir as bactérias cutâneas (microflora). Porém, ainda não está claro se reduzir a microflora da pele diminuiria a incidência de infecção do sítio cirúrgico.

É importante perceber que mesmo para pequenas cirurgias de duração de até 1 hora, o paciente chega a ficar no centro cirúrgico por volta de 3 horas. Afinal, são cuidados essenciais para a segurança e bem-estar do paciente, assim como para o sucesso da cirurgia!