Quem fica em silêncio se passa por sábio?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Até o tolo passa por sábio se ficar calado, e, se controlar suas palavras, parecerá uma pessoa com discernimento.

"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão."

Provérbios 29. Quando o ímpio domina, o povo geme — O justo se informa da causa dos pobres — O tolo dá vazão a toda a sua ira — Não havendo visão, o povo fica dissoluto.

Pode também significar desapego, libertação, livramento. Esvaziamento de algo que já não faz mais sentido. Também pode o silencio refletir felicidade, certezas, convicção e força. Sabermos os momentos certos para calarmos e guardarmos para nós aquilo que pensamos nos salva de problemas dispensáveis.

“O silêncio de Deus” é uma leitura para fazer entender que Deus ainda está no controle da história, mas nem sempre dá evidências audíveis de Sua presença.

Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido. Quem dera eles fossem sábios!

Pesquisas comprovam: se manter em silêncio pode elucidar ideias, fortalecer sua memória, ajudar no tratamento de depressões além de prevenir doenças cardiovasculares. O silêncio é o ponto de encontro entre o sono e a meditação.

Purifiquemos os nossos ouvidos para escutar e ouvir a Deus e deixar que Ele fale a nós, porque, só podemos fazer aquilo que escutamos e falarmos do que ouvimos. Por isso, a purificação dos ouvidos é a graça que devemos buscar nesse tempo da graça, que é o tempo da Quaresma.

Este versículo em outras versões da Bíblia
21 A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. 21 A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.

31 Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória.

30 Enganosa é a graça, e vã a formosura, mas a mulher que ateme ao Senhor, essa será louvada.

6 aInstrui a criança no bcaminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

Sabe porque o silêncio machuca tanto? Pois ele esconde palavras que gostaríamos que fossem ditas.

O poder transformador do silêncio está em nos libertar de nossos pensamentos, medos e desejos, dissipando as tensões do passado e as expectativas em relação ao futuro. Só no presente podemos descobrir quem realmente somos, alcançando assim a paz e a alegria que estão dentro de nós.

O silêncio geralmente é visto como algo negativo. No entanto, o silêncio pode variar em quantidade e qualidade, pode ser espontâneo ou estratégico, voluntário ou forçado, quente ou frio como uma pedra… Além disso, o silêncio é também positivo e necessário.

Quando o homem cala, Deus fala; Quando o homem fala, Deus cala; No silêncio Deus trabalha; E quando brada é pra dar a vitória ao fiel.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

Os 400 anos do Período Interbíblico caracterizam-se pela cessação da revelação bíblica, pelo silêncio profundo em que Deus permaneceu em relação ao seu povo, pois durante esse tempo nenhum profeta se levantou em nome de Deus.

O indivíduo sábio é aquele que sabe coisas que podem ajudá-lo a agir corretamente para alcançar seus objetivos. Os sábios também apresentam maior equilíbrio emocional para tomar decisões que irão impactar suas vidas.

Um coração sábio é aquele que sabe apreciar o tempo, vencer as tribulações, entender o que deve ser lançado fora e o que deve ser guardado. Um coração sábio é aquele que educa os próximos passos. Orienta-nos sobre a saúde física, emocional, espiritual.