Quem fica com o buquê da noiva no altar?

Perguntado por: onovaes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Você irá segurar o buquê com a sua mão direita enquanto caminha e passá-lo para a mão esquerda quando for subir ao altar com seu noivo. Você pode segurá-lo por alguns instantes para que o fotógrafo consiga registrar e depois entregá-lo a uma das madrinhas, à sua mãe ou à sua cerimonialista.

A posição no altar
No altar, os pais ficam sempre na ponta dele, seguidos pelos padrinhos. Parentes da noiva no lado esquerdo e do noivo no lado direito. No caso de bridesmaids e groomsmen (damas e damos), os homens ficam do lado do noivo e as mulheres do lado da noiva.

Neste caso, a maneira mais elegante, na minha opinião, é segurar o bouquet com as duas mãos ao centro, enquanto os acompanhantes seguram os braços da noiva (como na foto abaixo à esq). Fica simétrico e, visualmente, o papal de ambos os acompanhantes fica equilibrado.

Formas de entrar na igreja. Sabemos que a noiva entra na igreja com o pai, ou, na falta deste, com um avô, tio, padrasto, irmão padrinho de batismo ou outra pessoa especial escolhida por ela. Sabemos também que o noivo entra com a mãe.

É de bom tom que o pai da noiva dê um aperto de mão, um abraço ou um beijo antes de ir para o seu lugar. Se a noiva estiver do lado esquerdo do altar, normalmente funciona melhor para ela caminhar pelo lado esquerdo do corredor, com o pai à direita.

Noivo. O noivo é o primeiro a entrar, ou seja, ele abre o cortejo de entrada ao altar, e nesse momento a maioria dos convidados já devem estar acomodados. Todas as mulheres do cortejo entram pelo lado esquerdo, exceto a noiva.

Daminhas, normalmente entram após a noiva levando as alianças, acompanhadas dos pajens. Floristas, terão a função de anunciar a entrada da noiva, normalmente ela entra jogando pétalas pelo caminho onde a noiva irá passar, ou entregando raminhos para os convidados mais próximos que estão assistindo ao casamento.

No que diz respeito às alianças, estas devem colocar-se no dedo anelar esquerdo. Quem as entrega ao sacerdote é a dama de honra o pagem ou o padrinho. Em relação à ordem, primeiro é o noivo quem coloca a aliança no dedo da noiva e depois a noiva no dedo do noivo.

De acordo com a tradição o corsage é dado para as madrinhas e simbolizam que as pessoas ali escolhidas são pessoas queridas e estimadas pela noiva. Além das madrinhas esse acessório pode seu usado pela mãe dos noivos e as daminhas.

Seguindo a tradição dos casamentos, a entrada do cortejo começa pelo noivo – acompanhado da sua mãe, que fica ao seu lado esquerdo. Em seguida, o pai do noivo é quem continua – que também vem com a acompanhante, a mãe da noiva, em seu lado esquerdo.

1) Na noite do casamento, deixe o buquê em saco plástico na geladeira para conservar as flores. 2) Combine com a Sabrina como será o transporte do buquê, se for São Paulo (capital) é possível a retirada no endereço da noiva ou pode ser entregue direto no ateliê.

“Eu,_____, aceito você,______, como meu legítimo esposo/esposa e prometo amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da minha vida, até que a morte nos separe.”

A noiva pode substituir a entrada do pai pela mãe, irmão, parente, amigo querido ou, até mesmo, entrar sozinha. Os convidados irão entender perfeitamente que, na ausência do pai, a noiva escolheu alguém com quem possui afinidade e grande estima para acompanhar nesse momento. A substituição não é uma regra.

A mãe do noivo é uma das figuras mais importantes do casamento. Afinal, ela acompanhará o filho até o altar. Além de assumir uma posição de destaque no altar, a mãe do noivo pode desempenhar outras funções para auxiliar o futuro casal a fazer do grande dia um momento especial.

O pai e a mãe entram juntos com a noiva.
Esta é uma configuração emprestada da tradição judaica onde tanto o noivo quanto a noiva entra acompanhado de ambos os pais.

Noivo entra com a mãe ou alguém que a represente. Ele é o primeiro porque na religião cristã o homem simboliza o início da família. Mãe da noiva ou pai do noivo entram juntos representando a união de duas famílias.

Mas a tarefa do pai da noiva, vai muito além disso. O centro da cerimônia é o casal de noivos, mas o pai da noiva tem um lugar muito especial no matrimônio, afinal, foi ele que apoiou e educou a noiva, além de protegê-la até a chegada desse grande momento.

Acompanhar a noiva até ao altar
Essa é a função mais conhecida e simbólica do pai da noiva na cerimônia. Seu pai será primeiro a te ver pronta para o casamento e te conduzirá até o amor da sua vida.