Quem fica com a toalha do batismo?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

Você pode guardá-la depois do batismo como uma lembrança deste dia tão especial, ou seja, do primeiro sacramento do seu filho. Ou então, pode entregá-la como uma lembrança para a madrinha ou para a avó, afinal, as avós simplesmente amam guardar esse tipo de lembrancinha.

Gente, a toalha para batizado é o acessório ideal pra enxugar a cabeça do bebê na pia batismal na hora da celebração, viu?

Outra tradição diz que a madrinha fica responsável por presentear o bebê com a roupa de batismo, mas, primeiramente, isso deve ser acordado com a mãe.

A função dos padrinhos de Batismo é “colaborar com os pais em sua missão”[1] de ajudar o batizando a “crescer na fé, observando os mandamentos e vivendo na comunidade dos seguidores de Jesus”[2].

Geralmente quem paga a roupa de batismo (ou batizado), sapatinho, roupa interior, as lembrancinhas e o kit batismo são os padrinhos. Quem escolhe a roupa são os pais, os padrinhos poderão acompanhar no dia da compra e efetuar o pagamento. Porém isso não é regra, tudo pode ser conversado.

Cabe também a ele ajudar que o batizado leve uma vida de acordo com o batismo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes”. Cânon 873 – Admite-se apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha.

Qual a diferença entre padrinhos de batismo e consagração? Padrinhos de batismo são incumbidos de levar a criança até a pia batismal e no direcionamento da vida pessoal e religiosa. Por outro lado, os padrinhos de Consagração auxiliam na religião e na proteção da criança.

Os padrinhos são testemunhas que, pelo exemplo da sua vida cristã, são referência para a vida cristã das crianças. Não é obrigatório ter padrinhos. Mas se os houver, haja um só padrinho e uma madrinha. A criança não pode ter dois padrinhos ou duas madrinhas.

Que roupa a mamãe deve usar no batizado? Nesse momento especial para a mãe, às vezes ela pode se sentir perdida em relação ao look. Mas lembre-se, roupas até o joelho ou abaixo dele. Algumas dicas são vestidos midi, que garantem elegância, estilo, são confortáveis e práticos.

* Certidão de Nascimento da Criança; * Comprovante de Preparação para o Batismo (ou grupo de reflexão) de Pais e Padrinhos; * Certidão de Casamento da igreja dos Pais e Padrinhos.

Roupa madrinha batizado - Para a manhã
Um evento matinal te permite uma escolha de traje mais leve, como blusa e saia, um vestido florido ou um visual monocromático puxando para o branco ou bege. Você pode ficar mais confortável também em relação ao penteado e acessórios, que podem ser mais discretos e simples.

Como o pai ou padrinho deve se vestir? Por ser duas figuras importantes nesse momento, o melhor traje masculino é calça, sapato social e camisa social. Dependendo do local cabe uma gravata. Não precisa usar terno!

Bege, branco, creme, canela, marrom, chumbo, cinza, marfim e preto são os tons mais em alta e que são os mais aconselhados para se usar em um batismo, pois eles são praticamente um coringa, combinam com qualquer outra cor e trazem uma sensação de paz tranquilidade e delicadeza tudo que um batizado.

Bíblias, terços, pequenos santinhos em porcelana ou pingentes com o crucifixo são presentes muito bem-vindos na hora do batizado. Nunca se esqueça, qualquer presente que você dará para seu afilhado será de extremo significado e importância, contanto que você esteja dando com carinho e totalmente de coração.

– Óleo e água –A madrinha conduz a criança até a pia batismal e o padre derrama, com uma jarra, a água sagrada em sua cabeça, dizendo as preces do batismo: 'Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo'. Tal gesto representa vida nova e confirma que a criança está batizada.

Como organizar um batizado simples: um restaurante
Quanto a quem deve pagar a conta do restaurante, a regra é que quem convida, paga. No entanto, é possível combinar previamente a divisão dos valores com os membros da família, pedindo contribuições dos avós, padrinhos, etc.

4- Padrinhos e madrinhas:
- pagam sua própria estadia e transporte ao local do casamento.

Se você está nessa situação, não tenha medo de recusar o convite, delicadamente. Não é pecado. Não se preocupe: a criança não deixará de ser batizada por isso. Certamente encontrarão outra pessoa para a função.

Eles podem ser casados na Igreja Católica ou solteiros e participantes da vida da Igreja. Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.

Os padrinhos de batismo devem ser casados? A exigência é que sejam católicos, crismados e vivam segundo os valores da fé. Consequentemente, se for um casal, devem ter recebido o Sacramento do Matrimônio (casados na Igreja).