Quem fez o primeiro voo do Brasil?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Registros históricos assinalam, como 1º voo da América Latina, o realizado pelo mexicano Alberto Braniff Ricard (1884-1966).

O primeiro avião (de verdade) do mundo foi o Flyer III, projeto posterior dos irmãos Wright. Em 5 de outubro de 1905, Wilbur voou por 39 minutos sobre um campo em Dayton, nos Estados Unidos (pois é, isso também foi antes do 14-Bis).

No Brasil, Santos-Dumont é considerado o inventor do avião, enquanto nos Estados Unidos e em muitos outros lugares os irmãos Wright recebem esse crédito. Ambos fizeram contribuições monumentais para o campo da aviação e ajudaram a lançar a era da aviação moderna”.

Tornou-se engenheiro, sem ter cursado uma escola regular de engenharia; inventor e aviador, construiu o primeiro avião no Brasil e com ele realizou, em Osasco, no dia 7 de janeiro de 1910, o primeiro voo na América Latina.

Assim como era feito em todo o mundo, o Barão de Lavaud construiu seu próprio avião e decolou em 7 de janeiro de 1910 em São Paulo. Sobrevoando 103 metros em seis segundos e 18 décimos, o feito fez do Barão o primeiro piloto da América Latina a voar em uma máquina mais pesada que o ar.

Ele resolve um problema secular. Além disso, a descoberta permitiu a era das navegações aéreas", afirma. Segundo o que Visoni pesquisou, Alberto Santos Dumont disse, em várias entrevistas, inclusive pouco antes de morrer, que a maior felicidade dentre todas as emoções foi a conquista da dirigibilidade.

Primeiro voo
O voo, de apenas 23 minutos, foi feito em um hidroavião. Comandado pelo piloto Tony Jannus, o voo teve apenas um passageiro: o então prefeito de Saint Petersburg, Abram Pheil, que pagou US$ 400 em leilão para garantir o lugar na aeronave.

Seu voo histórico aconteceu em 23 de outubro de 1906 no campo de Bagatelle, em Paris, na França. Ele percorreu 60 metros em sete segundos, voando a dois metros de altura. O último voo do 14-bis foi quase um ano depois, em 4 de abril de 1907 —nele, Santos Dumont perdeu o controle da aeronave e bateu no chão.

Desses inventos, o mais disseminado é, sem dúvida, o relógio de pulso. Se não foi o criador do objeto, Dumont certamente merece registro por tê-lo difundido como item quase obrigatório no dia a dia. No início de século XX, a ideia de usar relógio no pulso apenas começava a se desenvolver.

Arquivados

  • Balão a gás de pequeno porte. Em 1897, aos 24 anos e herdeiro de uma imensa fortuna, Santos Dumont se estabeleceu em Paris. ...
  • Dirigível. A experiência foi importante para o passo seguinte. ...
  • Relógio de pulso. ...
  • Hangar. ...
  • Avião. ...
  • Precursor do ultraleve. ...
  • Chuveiro de água quente.

Na época, Dumont recebeu um prêmio por completar o trajeto de 11 km no tempo mais rápido até aquele momento: 29 minutos e 30 segundos. Dumont criou também, em 1907, o avião Demoiselle, um dos primeiros ultraleves do mundo. O seu objetivo era voar ainda mais alto que o 14 bis.

7 de setembro de 1906

Nessa data, Santos Dumont decolou com seu “14 BIS” e percorreu 60 metros em 7 segundos, voando a uma altura de 2 metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França, que era uma instituição de reconhecimento internacional e autorizada a homologar qualquer descoberta aeronáutica ...

No último dia 20, celebrou-se os 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, conhecido como o pai da aviação. Isso, porque ele foi o primeiro homem a voar com um aparelho mais pesado que o ar e com propulsão própria.