Quem fez o primeiro instrumento musical na Bíblia?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

O primeiro relato bíblico confirmando isto encontra-se no livro de Gênesis 4.21: “O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos que tocam harpa e flauta”. Baseado neste verso, acreditamos que Jubal, o sexto descendente de Caim, foi o criador da música instrumental…

Enquanto Israel usava uma variedade de instrumentos na vida comum, na adoração eram utilizados somente os instrumentos autorizados por Davi, principalmente harpas, liras e címbalos (Ver I Crônicas 25:6 e 7, e também 15:16). De fato, em algumas ocasiões, somente cordas são mencionadas (Ver Salmos 92:3; 33:2; 108:2).

QUEM É CONSIDERADO O PAI DA MÚSICA, HARPA, FLAUTA, E ÓRGAÕ NA BIBLÍA? RESPOSTA= Genesis 4: 21. Sempre foi e sempre será Jubal.

A primeira menção a instrumentos musicais, na Bíblia, é muito pequena (Gn 4:21), cita apenas flauta e harpa.

A música foi instituída por Deus, no Céu, a fim de ser executada pelos seres criados como um ato de adoração ao Criador. Adorar é a expressão de amor e gratidão por quem Deus é e pelo que fez e faz por nós. Quando adoramos a Deus, estamos oferecendo todo o nosso ser a Ele.

Luiz Ramalho

O compositor paraibano Luiz Ramalho, que é primo de Elba e Zé Ramalho, teve como seu maior sucesso a música "Foi Deus quem fez você". Vice-campeã do Festival MPB-80, a canção que foi interpretada pela cantora Amelinha, teve mais de 1 milhão de cópias vendidas.

Entre os discursos proferidos pelo homem no livro do Êxodo, o canto de Moisés (Ex 15,1c-18) é o mais extenso. Trata-se do primeiro canto nas Sagradas Escrituras de judeus e cristãos, veiculando uma oração de louvor ou exaltação.

Harpa

Harpa: o instrumento musical dos anjos.

Além das trombetas que o Senhor tinha ordenado por Moisés, Davi acrescentou címbalos, alaúdes, e harpas (I Crônicas 15:16; 16:5-6). A importância desta combinação de instrumentos como sendo uma ordem divina é indicada pelo fato de que esta combinação foi respeitada por muitos séculos, até a destruição do Templo.

A música como forma de louvor
Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo” (Salmos 33:1-3). “Cantai alegremente a Deus, nossa fortaleza; erguei alegres vozes ao Deus de Jacó. Entoai um salmo, e fazei soar o adufe, a suave harpa e o saltério” (Salmos 81:1-2).

Claro que diversos povos passaram a cantar em rituais e momentos de festas, mas a primeira música e letra a qual é possível fazer a reconstrução sonora é o Hino Hurrita nº 6. A música foi encontrada em Ugarit, sua criação teve o intuito de formar um ode à deusa Nikkal, na região da Mesopotâmia.

No Antigo Testamento, encontramos registros e traços da música como forma de oração e adoração a Deus. Os Salmos, por exemplo, em sua grande maioria foram escritos para serem cantados e tocados com diferentes instrumentos.

Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.

aproximadamente 42 mil anos, os primeiros hominídeos sentavam-se ao redor de fogueiras, tocavam as flautas feitas de ossos e cantavam. Isso é indicado pela datação por radiocarbono de uma antiga flauta encontrada na caverna de Geissenklösterle, no vale de montanhas de Jura, ao sudeste da Alemanha.

Na Bíblia é comum encontrarmos pessoas que foram instrumentos de Deus na preservação e na salvação do seu povo. Míriam foi uma dessas personagens na história da formação da nação israelita. Ela foi uma grande líder durante a travessia do povo de Deus no deserto, após a libertação do povo de Israel.

Êxodo 15:20 NTLH
A profetisa Míriam, que era irmã de Arão, pegou um pandeiro, e todas as mulheres a acompanharam, tocando pandeiro e dançando.

Tocaram címbalos e trombetas e cantaram em coro para louvor a Deus. A letra desses cânticos falava de louvor e ações de graça. E quando foram lançados os alicerces do templo, todo o povo gritou em alta voz (Ed 3.10,11).

A Bíblia ensina que o que é sagrado tem maior importância do que o secular (Filipenses 3:17-21; Colossenses 3:1-4). C. A Bíblia possui exemplos de música secular. Estas passagens nos mostram que a música secular faz parte da realidade das culturas bíblicas e que este tipo de música não é condenável por si só.

Saiba mais sobre a música Gospel – estilo musical que está em constante crescimento no Brasil. A música “Gospel” que vem do inglês e significa “Evangelho” é um estilo musical onde a música serve como louvor, oração ou graças a Deus, Jesus Cristo e ao Espírito Santo.

Composição: Rick. Essa informação está errada? Nos avise.