Quem fez o primeiro casamento no mundo?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

A primeira evidência registrada de cerimônias de casamento unindo uma mulher e um homem vem da Mesopotâmia. Ao longo das centenas de anos seguintes, o casamento evoluiu para uma instituição amplamente adotada pelas civilizações antigas. Mas, naquela época, o casamento tinha pouco a ver com amor ou religião.

Roma Antiga

Da forma como a gente conhece hoje, o casamento teve sua origem na Roma Antiga. Na época, surgiram as primeiras cerimônias religiosas com a presença formal... de uma noiva.

A partir de 1836, na Europa, o casamento deixou de ser um ato exclusivamente religioso, passando a ser possível a união civil, e não religiosa, ou, ainda, que pessoas não católicas ou de outras religiões se casassem de acordo com seus próprios preceitos.

O casamento foi ordenado por Deus
Deus instituiu a relação marital como uma parceria igual que se iniciou com Adão e Eva (ver Gênesis 2:24). O casamento é essencial ao plano de Deus para nossa felicidade nesta vida e no mundo vindouro.

Mesmo que a bíblia, um dos livros mais antigos da humanidade, já tenha relatado uma das primeiras uniões em Adão e Eva, não se sabe ao certo quando foi realizado de fato o primeiro casamento da história. Muitos estudos levam a crer que tudo começou na Idade Média. O local? Roma.

O casamento eterno precisa ser realizado por alguém que possua o poder para selar. O Senhor prometeu: “Se um homem se casar com uma mulher (…) pelo novo e eterno convênio (…) por aquele que foi ungido (…) e se guardarem [o convênio do Senhor] estará em pleno vigor quando estiverem fora do mundo” (D&C 132:19).

Acredita-se que foi no Egito Antigo que surgiram as primeiras alianças de casamento.

Essas uniões eram essencialmente políticas e sociais, decididas pelos pais. Tratava-se de constituir unidades familiares amplas, no interior das quais reinasse a paz. Por isso, as concubinas de segundo escalão eram chamadas de Friedlehen ou Frilla, ou seja, "cauções de paz".

10 – Marcos 10:6-9. Mas no princípio da criação Deus 'os fez homem e mulher'. 'Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne.

A palavra matrimónio já existia no latim (matrimonium), onde se formou de mater (= mãe), com influência de patrimonium, segundo o notável professor Francisco Torrinha. Já tinha o mesmo sentido que em português, e outro tanto sucedia com o vocábulo derivado de pater (= pai).

O casamento na Bíblia normalmente era motivo para comemorações animadas e que poderiam durar uma semana, ou mais. O curioso é que o matrimônio acontecia em duas etapas: a primeira era o noivado, celebrado diante de testemunhas. Através dele, a jovem era destinada ao rapaz, sem relação conjugal.

Diz a Bíblia que Deus começou o casamento com o primeiro homem e a primeira mulher. Quando Deus falou à Adão que um homem deveria deixar a sua parentela e se juntar a uma mulher assim se tornando um (Gênesis 2:24), ele estava descrevendo o casamento .

“O casamento é uma parceria. Alguém observou, fazendo menção ao relato bíblico da criação, que a mulher não foi formada a partir da cabeça do homem, para que não o dominasse, nem de seus pés, para não ser pisada por ele.

A cerimônia de casamento judaico
Diferentemente dos casamentos tradicionais, no casamento judaico os pais levam os noivos à Chupá, o altar judaico (que simboliza o passado, presente e futuro, e representa o novo lar do casal), carregando velas acesas. O primeiro a entrar com os pais é o noivo e na sequência a noiva.

No casamento de Moisés e Zípora, o amor vence. Menahem vai a Jetro e diz que abre mão da herança de seu pai para se casar com Adira. Com o consentimento de Jetro, então, Menahem pede a jovem em casamento. Todos festejam, mesmos Betânia, que sofre com a mágoa e com a inveja.

Jesus Cristo e Seus discípulos foram a uma festa de casamento em Caná. Maria, mãe de Jesus, também estava na festa. Ela contou a Jesus que não havia mais vinho para servir aos convidados.

Aos discípulos, Jesus diz o seguinte: «quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério em relação a ela; e se ela, tendo-se divorciado do marido, casar com outro, comete adultério» (Marcos 10:11-12). O enfoque das palavras de Jesus é diferente na declaração pública e na declaração privada.

O casamento mais curto de todos os tempos. A cantora Britney Spears casou-se com o amigo de infância Jason Alexander em Las Vegas em 2004. Apenas 55 horas depois, o matrimónio foi anulado. Em setembro do mesmo ano, Britney trocou alianças com Kevin Federline, com quem esteve casada três anos.