Quem fez o papel de Tibério na primeira versão de Pantanal?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Sérgio Reis

Intérprete de Tibério na primeira versão de "Pantanal", o cantor e compositor sertanejo Sérgio Reis finalmente fará uma participação no último capítulo da novela, que vai ao ar no dia 7 de outubro.

O poderoso falece após um ataque cardíaco durante a noite, sozinho na sala de sua casa. É nesse momento que ele olha para o quadro e vê pela primeira vez o Velho do Rio (Osmar Prado) na foto. Depois, Filó encontra o marido morto e fica desesperada.

Para a tristeza dos fãs de 'Pantanal', a novela chega ao fim nesta sexta-feira (7). Em cenas agonizantes, José Leôncio (Marcos Palmeira) morrerá de um infarto. O fazendeiro já deu vários sinais de que não está bem de saúde e sofrerá de fortes dores no coração.

A novela Pantanal, que vai ao ar na TV aberta nas noites de segunda a sábado vem chamando a atenção pelas incríveis transformações dos personagens em animais. Uma das mais famosas é a transformação do Velho do Rio em sucuri. Na ficção, ele age como protetor do Pantanal.

No fim da trama, Joventino aparece para o filho e revela que durante uma luta com o marruá na mata, o peão caiu do cavalo e foi atingido no pescoço por uma cobra conhecida como "boca de sapo". Em seguida, morreu e se tornou o velho do rio.

Era um homem comum, Joventino Leôncio, que se embrenha na mata (na versão de 1990, ele cai do cavalo) e depois é picado no pescoço, por uma cobra. Após o acontecimento ele se transforma em uma entidade sobrenatural: o Velho do Rio.

A alma do pecuarista foi recebida no Além pelo Velho do Rio, que acabou revelando o que havia acontecido com o velho Joventino. Após se embrenhar na mata, o patriarca dos Leôncio foi picado por uma cobra e morreu. Mas o corpo do interiorano desapareceu quando ele encantou no ancião que protegia o Pantanal.

“, questiona o marido de Filó, vendo em seguida a imagem de Joventino pai em um quadro. É quando ele sofre um infarto fulminante e morre.

Alcides confessa a José Leôncio que foi ele quem matou Tenório. José Leôncio aconselha Alcides a ir embora.

José Leôncio morreu logo após conseguir ver o Velho do Rio no retrato feito por Jove (Jesuíta Barbosa). O peão morreu sorrindo de felicidade por finalmente ter visto o pai desaparecido na imagem. Ao acordar, Filó, que estava usando uma camisola branca, percebe o marido deitado no sofá e repara que ele não respira mais.

As duas horas de novela não foram suficientes para a Globo exibir todo o final de Pantanal. Na última hora, a direção da trama cortou uma importante sequência envolvendo a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira).

Quem foi o Velho do Rio na Pantanal de 1990? Na primeira versão da novela Pantanal, quem deu vida ao Velho do Rio foi Cláudio Marzo. O mesmo ator interpretou na trama Joventino pai, na primeira fase, e o protagonista José Leôncio em sua segunda fase, ou seja, já mais velho.

Essa cobra habita florestas tropicais, de pastagens e habitats de zonas úmidas e de altitudes elevadas (entre 1200 e 2500 metros). Trata-se da píton reticulada (Malayopython reticulatus), um animal nativo do sudeste da Ásia que também habita as ilhas do Indo-Pacífico da Nova Guiné.

O Centro tem tem mais de 1.500 serpentes, 40 especieis entre peçonhentas e não peçonhentas. Para as gravações da novela Pantanal foram utilizadas duas cobras: Bonita e uma de mentira, de 4 metros, feita por um artesão local.

O Velho do Rio (Osmar Prado) vai fazer a cobra subir --em uma canoa-- para deixar até José Leôncio (Marcos Palmeira) de perna bamba em Pantanal. Debilitado por conta de uma bala, ele se transformará em uma sucuri e se esconderá em uma embarcação no meio do curso d'água.

Os mistérios do personagem Velho do Rio, interpretado por Osmar Prado em Pantanal, terão desdobramentos nos capítulos da novela nesta semana. Após ser baleado com um tiro de espingarda por Muda (Bella Campos), ele foi salvo por Trindade (Gabriel Sater), um peão capaz de invocar o próprio diabo com sua viola.

Pantanal. O Velho do Rio não consegue retirar a bala do tiro disparado por Tenório.

O Velho afirmará que sempre esteve ao lado do filho durante todos esses anos, cuidando da família e do Pantanal. Então, o guardião revelará que, no dia que sumiu, anos atrás, caiu do cavalo e foi mordido por uma cobra.

Na versão de 1990, o fazendeiro só fica cara a cara com o pai no último capítulo. Após o casamento com Filó, José Leôncio sofre um infarto e morre. O espírito dele, então, encontra o Velho do Rio e finalmente descobre que a entidade é o seu pai desaparecido.

Trindade salva o Velho do Rio e enxerga Joventino em Pantanal.

E para não perder o costume, a coluna revela tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos da novela de Bruno Luperi. Após ser salvo pelo Velho do Rio (Osmar Prado), José Lucas (Irandhir Santos) descobrirá que seu avô se transforma em sucuri.