Quem fez o empréstimo do Auxílio Brasil vai continuar pagando?

Perguntado por: lsales4 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

O beneficiário que contratar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil assume um compromisso direto com a instituição financeira que emprestou o dinheiro. Ou seja, se deixar de receber o benefício, terá que continuar pagando as parcelas até o final do prazo do contrato.

Para ficar mais claro: se você contratar o empréstimo, vai receber esse valor na mesma conta que recebe seu benefício Auxílio Brasil. Você escolhe o prazo para pagamento das parcelas, que são debitadas todo mês diretamente do seu benefício.

"Como qualquer outro empréstimo, é necessário pagá-lo, já que o valor emprestado foi recebido. Caso não seja feito o pagamento até a data do vencimento, a dívida aumenta com o passar do tempo, pois tem juros e multa pelo atraso. Por isso, o quanto antes regularizar a dívida, menos vai pagar por ela."

Em outubro de 2022, a Caixa passou a oferecer o crédito consignado do Auxílio Brasil com juros de 3,45% ao mês. O empréstimo, descontado diretamente do benefício, podia ser dividido em 24 meses, com prestação mínima de R$ 15 e máxima de 40% do valor do benefício.

Caso não seja feito o pagamento até a data do vencimento, a dívida aumenta com o passar do tempo, pois tem juros e multa pelo atraso. Por isso, o quanto antes regularizar a dívida, menos encargos serão cobrados.

Já agora, quem pegou o crédito e foi excluído do Bolsa Família, além de perder o benefício, terá que pagar a parcela mensal do empréstimo — que deixa de ser consignado ao pagamento feito pelo governo, agora cancelado. Se atrasar, deverá arcar com multas e mais juros.

O Projeto de Lei 34/23 proíbe a oferta de empréstimo tendo como base a retenção de parcela de benefícios de programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família.

Quem já contratou o crédito Consignado do Auxílio uma vez poderá contratar novamente? Sim. Você pode fazer várias operações de empréstimo até a soma das prestações alcançar o limite de 40% do valor do seu benefício.

De toda maneira o valor pode ser consultado e movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, disponível para celulares Android e iOS. Caso mesmo acessando o Caixa Tem você não consiga identificar o pagamento, é possível consultar em qual conta caiu ligando para o atendimento Caixa Auxílio Brasil, no telefone 111.

Ainda que os bancos não perdoem as dívidas de empréstimos consignados relacionados ao Auxílio Brasil, é essencial tentar manter uma boa saúde financeira, através de mudança de hábitos e muitas negociações.

A Caixa Econômica Federal decidiu encerrar de forma definitiva a oferta de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil –programa que voltará a se chamar Bolsa Família. Novas concessões de empréstimo estavam suspensas desde janeiro enquanto a modalidade passava por revisão.

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil estará disponível na Caixa Econômica Federal a partir desta 3ª feira (11. out. 2022) nas agências e lotéricas do banco estatal, segundo informou a presidente da CEF, Daniella Marques, na 2ª feira (10.

Além disso, o governo federal limitou a seis parcelas mensais e sucessivas o prazo para o pagamento do empréstimo, que antes podia ser quitado em até 24 meses. Já a taxa de juros ao mês passou de 3,5% para 2,5% ao mês.

Regras do consignado para Auxílio Brasil
Além do limite de 40% de margem destinado ao empréstimo consignado, os contratantes poderão parcelar o empréstimo em até 24 vezes.

Uma das situações em que você pode deixar de pagar o empréstimo consignado é se você desistir dele em até 7 dias após a assinatura do contrato. Essa é uma garantia prevista no Código de Defesa do Consumidor, que permite ao consumidor exercer o seu direito de arrependimento dentro desse prazo.