Quem fez o Chalaneiro na primeira versão do Pantanal?

Perguntado por: avilela7 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

O ator Ivan de Almeida foi quem era o chalaneiro na primeira versão de Pantanal e hoje está com 84 anos de idade. Na época em que viveu Orlando, o famoso tinha 52 anos. Em 2022, o ator não lançou nenhum projeto novo nas telinhas ou cinema, mas em 2021 ele esteve na série Cidade Invisível.

Conforme OFuxico já vinha noticiando, Eugênio (Almir Sater) mudará completamente de vida ao final de “Pantanal”, da TV Globo, e largará sua vida de chalaneiro após anos na função cuidando de todos e conhecendo o local como a palma de sua mão.

Ator brilhou ao longo da sua trajetória na novela das 21h. Trindade foi embora da fazenda de José Leôncio e, consequentemente, Gabriel Sater não aparecerá em Pantanal por um bom tempo ou até mesmo nem retorne mais para a produção do horário das 21h da Globo.

  • Juma Marruá (Cristiana Oliveira)
  • Guta (Luciene Adami)
  • Joventino (Cláudio Marzo)
  • Maria Marruá (Cássia Kis)
  • Tadeu (Marcos Palmeira)
  • Maria Bruaca (Ângela Leal)

Condutor de chalana desde que se compreende por gente, Eugênio (Almir Sater) é, como Trindade (Gabriel Sater) e o Velho do Rio (Osmar Prado), uma figura encantada, mítica, uma entidade que abriga aquela planície alagada.

Osmar Prado

Em Pantanal, o Velho do Rio (Osmar Prado) já comprovou que é capaz de encarar qualquer dificuldade em nome de proteção de Juma (Alanis Guillen) e também de estar perto do filho José Leôncio (Marcos Palmeira).

Cláudio Marzo

Na primeira versão da novela Pantanal, quem deu vida ao Velho do Rio foi Cláudio Marzo. O mesmo ator interpretou na trama Joventino pai, na primeira fase, e o protagonista José Leôncio em sua segunda fase, ou seja, já mais velho.

De acordo com o amigo de Juma, o velho Joventino foi picado por uma cobra e morreu. Logo em seguida, seu corpo desapareceu enquanto que sua alma reencarnou na entidade responsável por proteger a natureza. O pecuarista questiona o porquê de o pai nunca ter aparecido para ele durante todos esses anos.

Dono de um pacto com o "Tinhoso", o peão termina a história ao lado de Irma ( Camila Morgado ). Isso porque na exibição original, de 1990, Trindade saiu da novela sem explicações. Para proteger o filho de uma possessão demoníaca, Trindade terá de ir embora do Pantanal.

A Irma teve um sonho tenebroso e o Trindade estava lá com ela. Não tinha outra solução: para salvar a amada e seu filho, Trindade pegou a viola e partiu sem rumo, deixando sua princesa arrasada. Ele se despediu dela em um sonho lindo.

Jove e Juma
Se o desfecho seguir o mesmo caminho da versão de 1990, Jove (Jesuíta Barbosa) assumirá os negócios do pai e Juma (Alanis Guillen) aceitará morar de vez na fazenda de José Leôncio (Marcos Palmeiras).

Juma vai aprender a ler e escrever e se tornará uma pessoa culta, mas sem esquecer a sua essência. Ela passará a ajudar na implantação de uma escola chalana no Pantanal. O projeto de Zé Lucas (Irandhir Santos) se tornará realidade e mudará a vida de muitas crianças da região.

Filomena (Dira Paes) vive um relacionamento tardio com José Leôncio (Marcos Palmeira) no final da versão original de Pantanal. O casal chega até a se casar.

Paula Barbosa revelou o segredo por trás da cena de sexo entre Zefa e Tadeu (José Loreto) em Pantanal. Os dois transaram pela primeira vez no folhetim de Bruno Luperi. A atriz declarou que eles não estavam totalmente nus, já que usavam as roupas de baixo e tapa-sexo.