Quem fez o Cadastro Único tem direito?

Perguntado por: ibelem5 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Quando você faz o seu Cadastro Único, você e sua família podem ter acesso a vários Programas Sociais do Governo Federal. Mas cada programa tem as suas próprias regras. Assim, além de ter feito o cadastro, a sua família precisa estar dentro das regras dos programas.

Em junho, o valor do benefício foi estabelecido em R$ 109. Para receber, o beneficiário deve estar obrigatoriamente com o Cadastro Único atualizado. Os pagamentos serão feitos por meio do Caixa Tem.

Site do Cadastro Único do Governo Federal, pela guia “Meus benefícios”; Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania: ligação para o número 121; Atendimento da Caixa Econômica Federal: ligação para o número 111; WhatsApp da Caixa Econômica Federal: número 0800 104 0104.

Quanto tempo demora para ser aprovado no Auxílio Brasil? Não existe um prazo máximo para as famílias serem consideradas aptas a receber o Auxílio Brasil.

Basta acessar o aplicativo do Auxílio Brasil. Ele informará caso o benefício tenha sido concedido e quando será feito o pagamento.

Ainda, é possível consultar o Auxílio Brasil pelo aplicativo feito para o benefício social ou pelo aplicativo Caixa Tem. Basta fazer o login com CPF e senha cadastrados para ter acesso às informações. Outros benefícios, como PIS e 13º salário, por exemplo, podem ser consultados por meio do portal Meu INSS.

Para ter direito ao benefício, além de atender aos critérios de baixa renda, é necessário que o beneficiário tenha cadastro no NIS e inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Ainda, há outros requisitos que precisam ser seguidos para a concessão do benefício.

Ela deve ser feita presencialmente pelo Cras da da sua cidade. Os benefícios serão pagos em conta digital ou bancária, caso a família não possua acesso a nenhuma dessas opções, será aberta automaticamente uma poupança social digital.

Acesse esse link: https://auxilio.caixa.gov.br para se cadastrar pelo site.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. São consideradas famílias de baixa renda aquelas que possuem renda mensal por pessoa (renda per capita) de até meio salário mínimo (R$ 651,00).

45 dias

Após preencher e enviar o formulário de inscrição do CadÚnico, é necessário aguardar a verificação dos dados e a aprovação do cadastro. Em geral, a análise dos documentos e a liberação de benefícios que utilizam o Cadastro Único leva 45 dias para ser concluída.

Quanto tempo leva para ser aprovado no Bolsa Família? O MDS não estipula um prazo definitivo para que a família seja aprovada no Bolsa Família. Por isso, não é possível afirmar quanto tempo demora para a aprovação no programa após o cadastro no Cadúnico.

O CadÚnico entra no sistema em até 45 dias depois de feito o pedido.

Como saber se fui aprovado para receber o Auxílio Brasil? A família que está no Cadúnico pode acompanhar o processo de entrada no programa fazendo a consulta pelo CPF no aplicativo do Auxílio Brasil.

Caso não tenha recebido, procure o setor responsável pelo Bolsa Família no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social ou Prefeitura de sua cidade. É possível também consultar a situação do benefício através do aplicativo Bolsa Família ou Central de Atendimento pelo número 111.

8 de agosto de 2023
LISTA DOS CONTEMPLADOS DO PROGRAMA AUXÍLIO BRASIL (PAB) – SETEMBRO/2022.

Faça o download do Aplicativo do Auxílio Brasil e acompanhe informações sobre o Programa e a situação do seu benefício.

A principal “regra” para solicitar o auxílio é não ter um emprego formal – isto é, registrado em carteira de trabalho.