Quem fez Encceja tem direito à cota de escola pública?

Perguntado por: rbarbosa . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Para ser considerado egresso de escola pública, o estudante deve ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter obtido certificação do Enem, Encceja e demais realizadas pelos sistemas estaduais, tendo cursado o ensino fundamental em estabelecimento público.

Alunos de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares que comprovem renda mensal de até 1,5 salários mínimos por pessoa. Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Participantes do Encceja que tenham conseguido a certificação do ensino médio.

Por unanimidade, a 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região reconheceu que um estudante que concluiu o ensino médio por meio do exame supletivo tem o direito de se matricular em universidade pública, beneficiando-se do sistema de cotas.

A taxa de R$ 40 deve ser paga até 9 de junho. A inscrição só será confirmada mediante o pagamento dentro do prazo. O ressarcimento também é obrigatório para os participantes que tiveram a justificativa reprovada.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

Aqueles que conseguiram a certificação do Ensino Médio pelo Encceja podem encontrar diversas opções de bolsas de estudo na Quero Bolsa. Na plataforma, há descontos de até 80%, em mais de 1.000 instituições de todo o país. Uma das vantagens da Quero Bolsa é que o desconto não depende do desempenho no Encceja.

Com o diploma em mãos, você terá mais chances de conseguir um novo emprego e até mesmo de ingressar no Ensino Superior. Entre as muitas vantagens, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) oferece isenção na taxa de inscrição aos alunos que fizeram o Encceja no ano anterior da edição vigente do Enem.

Para ser considerado egresso de escola pública, o estudante deve ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter obtido certificação do Enem, Encceja e demais realizadas pelos sistemas estaduais, tendo cursado o ensino fundamental em estabelecimento público.

Não. Para participar do ProUni é necessário ter concluído o Ensino Médio em escola pública ou em colégio particular com ou sem bolsa de estudo integral. Candidatos que concluíram o ensino médio por certificações como o Encceja também podem participar da seleção.

Quem concluiu ensino médio na rede pública tem isenção de taxa. Os estudantes concluintes do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica podem solicitar a gratuidade da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

DECISÃO: Estudante de supletivo tem direito a concorrer pelo sistema de cotas em vestibular.

Lei de Cotas: entenda como funciona
Pessoas com renda familiar bruta mensal per capita de até 1 salário mínimo e meio; Estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; Candidatos com deficiência.

Um dos seguintes documentos:

  1. Extrato mais recente do pagamento de benefício;
  2. Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver;
  3. Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.

A pontuação do Encceja vai de 60 a 180 pontos. Assim, para ser aprovado, é preciso tirar no mínimo 100 pontos em cada prova e no mínimo 5 pontos na redação, que vale de 0 a 10.

Se você encaixar nas situações acima, bom, você tem que pagar uma taxa de ressarcimento de R$40 para INEP. Se você não pagar esse valor, sua inscrição não será confirmada! Você não poderá participar na prova no dia de 27 de agosto de 2023 – dia das provas.