Quem fez cirurgia recentemente pode comer peixe?

Perguntado por: esales . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Os peixes são alimentos ricos em ômega 3, uma gordura boa que o corpo não produz. Essa proteína é importante no pós-operatório porque, além de também ser anti-inflamatória, controla a pressão arterial, auxilia na vasodilatação do corpo e acelera a cicatrização.

Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  1. Abacate. ...
  2. Alimentos industrializados. ...
  3. Camarão. ...
  4. Carnes gordurosas e carne bovina. ...
  5. Embutidos. ...
  6. Fast food. ...
  7. Frituras. ...
  8. Soja.

São ricos em açúcares, sódio, gordura hidrogenada, gordura trans, conservantes, corantes e adoçantes artificiais que também inflamam e prejudicam a cicatrização. Entre eles, estão salgadinhos, bolachas, macarrões instantâneos, sucos em pó ou néctares, refrigerantes, sorvetes, congelados e margarinas.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

Peixes (salmão, anchova, sardinha, cavala, atum, bacalhau, arenque), sementes (linhaça e chia), nozes e castanha. É benéfica porque desinflama, reduz o LDL (“colesterol ruim”) e aumenta o HDL (“colesterol bom”).

Linguado. Esse é um pequeno peixe rico em ômega 3, ácido graxo que tem efeito anti-inflamatório e é importante para a manutenção das membranas celulares, funções cerebrais e transmissão de impulsos nervosos.

A tilápia não é considerada um pescado remoso, ou seja, pode ser consumido pós cirurgias, tatuagens e durante a gravidez. Possui sabor suave, cor branca e baixo teor de gordura e até 20% de sua composição é pura proteína.

Os peixes são alimentos ricos em ômega 3, uma gordura boa que o corpo não produz. Essa proteína é importante no pós-operatório porque, além de também ser anti-inflamatória, controla a pressão arterial, auxilia na vasodilatação do corpo e acelera a cicatrização.

Os remosos, também chamados de "carregados" são alimentos ricos em gordura hidrogenada, proteína ou gordura animal, que prejudicam o organismo e facilitam o surgimento de uma inflamação (ou piora uma já existente), principalmente na pele.

Frutas. As frutas também são opções que colaboram se o seu objetivo é cicatrizar feridas no pós-operatório de maneira mais rápida. Dê preferência pelas cítricas, que estimulam o organismo na reconstrução de tecidos. Dentre essas, podemos citar o abacaxi, kiwi e laranja.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

Entre os alimentos que atendem essa recomendação estão feijão, lentilha, ervilha e ovo. A alimentação deve contemplar alimentos ricos em vitamina C que cumprem diversas funções no pós-operatório como melhorar a imunidade, ajudar na absorção de ferro e aumentar a produção de colágeno.

Sucos cicatrizantes
As proteínas estão entre as principais opções de alimentos cicatrizantes, mas o suco verde também pode trazer esse benefício, além de ser antioxidante e conter compostos de enxofrados bioativos. Para um suco rico inclua: 2 laranjas; 3 folhas de couve; 1 lasca de gengibre; 1 litro de água.

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

Para uma boa recuperação de cirurgia, recomenda-se uma dieta leve, uma vez que é fácil de digerir devido a sua composição nutricional. Ela deve ser caracterizada por um alimento cozinho suavemente com pouco óleo e sem tempero. Dentro deste tipo de dieta incluem-se os cereais com leite de aveia no café da manhã.