Quem fez cirurgia pode comer requeijão?

Perguntado por: oalencastro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

O ideal é que esses alimentos não façam parte da rotina alimentar, e que não sejam consumidos pelo menos por uma semana após a realização de uma cirurgia, colocação de um piercing ou tatuagem, por exemplo.

Prefira no pós operatórias: Leite e derivados desnatados: iogurte desnatado, requeijão light, coalhada light, ricota, queijo minas light e cottage. Cereais integrais: farinha de trigo integral, aveia, farelo de aveia, muesli (é um cereal matinal popular à base de flocos de aveia crus, fruta e frutos secos).

Parece um conceito difícil ao escutar o termo, mas alimentos remosos são aquelas opções no seu cardápio que atrapalham o processo de cicatrização, sendo ricos em açúcares e sal, gordura, óleo e afins.

Consumo: Quantidade ideal e a melhor hora!
Uma colher de sobremesa no máximo duas vezes ao dia é o ideal: "O requeijão, por ser uma fonte de cálcio, deverá ser consumido em horários de café da manhã ou lanches, onde esse mineral aparecerá em maior quantidade.

O requeijão além de ser rico em cálcio possui: proteínas, vitamina A, ferro, potássio. O cálcio ajuda na composição dos ossos e dentes, ajuda na coagulação do sangue, na regulação da pressão arterial e também contribui na prevenção da hipertensão.

Quando o assunto envolve boas características nutricionais, comparado à manteiga, o requeijão se sobressai em todos os quesitos. Ele possui menos gordura e é considerado uma rica fonte de cálcio e proteínas - essenciais para a construção dos músculos e fortificação dos ossos.

As nutricionistas escolheram o Requeijão Cremoso Tradicional Danubio como o primeiro colocado por ser feito com fermento lácteo (entenda a vantagem abaixo) e ter um pouco menos de sódio do que os demais.

Na dúvida, é melhor não optar pela margarina devido à série de aditivos químicos presentes, pelo processo de industrialização e pelos poucos nutrientes que se podem consultar no rótulo. Por último, muitos optam pelo requeijão devido ao seu sabor característico.

Os alimentos ricos em cálcio que devem ser ingeridos após a cirurgia bariátrica são: o iogurte natural desnatado, os queijos brancos e ricota, pois eles são uma boa fonte de cálcio, têm menos gordura e ajudam você a manter o corpo saudável, leite desnatado, amêndoas, brócolis.

O alimento deve estar com consistência adequada para não ferir a região cirúrgica, porém de maneira genérica pode-se dizer que sim, respeitando as suturas e o local da extração.

Leite e derivados
O leite e seus derivados são uma excelente fonte de proteína e vitaminas do complexo B. Qualquer uma três variedades (integral, desnatado e semidesnatado) são recomendáveis. Ainda, queijos brancos e amarelos, bem como iogurtes também são aliados da cicatrização.

Quais frutas são remosas?

  • Abacate.
  • Abacaxi.
  • Ata (fruta semelhante à pinha)

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Quando o assunto é requeijão cremoso, sem dúvida o Catupiry é uma das marcas mais lembradas. A versão tradicional, em copo, conta com uma textura ultracremosa e sabor suave. E o melhor, ele não é adicionado de amido.

Iogurte: O iogurte quando deixado em um coador de papel para remover o soro, pode ser um bom substituto para o Requeijão quando falamos em cremosidade, porém o comum possui muita acidez, e o grego mais adocicado então o ideal e pensar na receita antes de usar.

Quanto à gordura saturada, que está associada a doenças cardiovasculares, o cream cheese é mais saudável que o requeijão, por conter menos moléculas dessa substância. Por outro lado, quem ganha a disputa do cálcio, bom para os ossos, é o requeijão, que contém doses maiores desse mineral.