Quem fez cirurgia pode comer milho?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Grãos. Os grãos são alimentos ricos em carboidratos complexos, fornecendo energia para o organismo. Além disso, possuem fitonutrientes e vitamina B, essenciais à saúde. A lentilha, o grão-de-bico, o milho, o feijão, a ervilha, a chia e a soja fazem parte dessa categoria que deve estar presente na dieta pós-cirurgia.

Sim ela pode comer cuscuz, só deve tomar cuidado com alimentos gordurosos em excesso pois podem soltar o intestino (diarreia). Se não estiver tendo dor ou distensão abdominal, pode ser reintroduzida a dieta habitual gradativamente.

Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  1. Abacate. ...
  2. Alimentos industrializados. ...
  3. Camarão. ...
  4. Carnes gordurosas e carne bovina. ...
  5. Embutidos. ...
  6. Fast food. ...
  7. Frituras. ...
  8. Soja.

Olá. Por ser um alimento gorduroso, sugiro que aguarde 10a 15 dias após a realização de cirurgia, para consumir pipoca.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

O milho não deve ser consumido por pessoas alérgicas
Os sintomas mais comuns da alergia ao milho são vômitos, dores de estômago, indigestão, diarreia, chiado no peito, falta de ar, dificuldade em respirar, tosse, rouquidão, palidez, coceira na pele, inchaço de língua ou lábios, tontura, confusão mental.

Para ter ideia, todos os alimentos ricos em gorduras trans, como salgadinhos, sorvetes, biscoitos e congelados, figuram na lista. “Abastecidos de sódio, eles ainda promovem inchaço, mais um fator que atrapalha a cicatrização”, lembra Garcia Júnior.

Entre os alimentos que atendem essa recomendação estão feijão, lentilha, ervilha e ovo. A alimentação deve contemplar alimentos ricos em vitamina C que cumprem diversas funções no pós-operatório como melhorar a imunidade, ajudar na absorção de ferro e aumentar a produção de colágeno.

Você conhece o termo 'alimentos remosos'? São os que podem dificultar o bom funcionamento do corpo e podem provocar inflamação alérgica. Eles dificultam a cicatrização, sendo contraindicados na dieta de pessoas que recentemente fizeram tatuagem, piercing ou estão em processo pós-operatório.

Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente. Porém, mesmo antes de completar esse processo de forma definitiva, o paciente já pode se sentir relativamente seguro.

Alimentos industrializados
São ricos em açúcares, sódio, gordura hidrogenada, gordura trans, conservantes, corantes e adoçantes artificiais que também inflamam e prejudicam a cicatrização.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

Frutas. As frutas também são opções que colaboram se o seu objetivo é cicatrizar feridas no pós-operatório de maneira mais rápida. Dê preferência pelas cítricas, que estimulam o organismo na reconstrução de tecidos. Dentre essas, podemos citar o abacaxi, kiwi e laranja.

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.