Quem fez cirurgia pode comer melão?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Entre as receitas de suco para o pós-operatório também estão os diuréticos, que ajudam a amenizar o inchaço e eliminar toxinas presentes no organismo. Nesse item, você pode recorrer novamente ao melão e abacaxi que são opções leves, ricas em água e bons diuréticos.

Frutas cítricas são ricas em vitamina C, têm potencial cicatrizante e anti-inflamatório. Quando se trata de fortalecer o sistema imunológico e combater inflamações, as frutas cítricas, como limão, laranja, abacaxi, acerola, ameixa e kiwi, funcionam como grandes aliadas.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

Quais frutas são remosas?

  • Abacate.
  • Abacaxi.
  • Ata (fruta semelhante à pinha)

Uma dica são as frutas vermelhas, como morango, amora, acerola e cranberry. Essas frutas ajudam a proteger as paredes dos vasos sanguíneos, reduzindo processos inflamatórios. Além disso, estimulam a coagulação e melhoram a produção de elastina, auxiliando no aspecto da pele.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Na lista de alimentos a serem evitados, estão açúcar, refrigerante, embutidos (salsicha, linguiça, presunto) e carne processada, principalmente a de porco. Comidas ultraprocessadas, como fast food, também se enquadram na lista de alimentos remosos.

Pode comer mamão sim. Mamão é rico em vitamina C que ajuda no processo de produção de colágeno e cicatrização de feridas.

4 tipos de chás que auxiliam a cicatrização

  • Camomila. A camomila pode ser uma grande aliada para a cicatrização da cirurgia plástica devido às suas propriedades antibacterianas, além de acelerar em processos de edemas. ...
  • Aloe Vera (Babosa) ...
  • Carobinha. ...
  • Arruda.

Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.

Muita gente acha que o ovo é remoso, mas, em sua composição, ele não tem muitos dos itens que provocam a reima. Além disso, é um alimento natural. O ovo pode apresentar um pequeno grau de reima, mas sabe-se que as proteínas existentes no ovo ajudam na recuperação, pois são base para a regeneração dos tecidos.

A melancia é uma fruta que costuma figurar na lista de alimentos reimosos ou remosos. Ao mesmo tempo, ela já foi classificada como um dos alimentos que atrapalham a cicatrização. Entretanto, não é todo mundo que defende essa tese que a melancia é remosa.

O que comer no pós cirúrgico para se fortalecer?

  • Carnes magras. As proteínas devem compor a alimentação pós cirurgia plástica, pois ajudam na cicatrização. ...
  • Peixes. ...
  • Grãos. ...
  • Frutas cítricas. ...
  • Frutas vermelhas. ...
  • Alimentos integrais. ...
  • Líquidos.

Sim, a idéia de evitar alimentos gordurosos ou derivados de leite após qualquer cirurgia é mito.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

6 dicas para recuperar mais rápido da cirurgia

  1. Cuidados com o curativo. ...
  2. Fazer repouso. ...
  3. Ter uma alimentação saudável. ...
  4. Levantar da cama corretamente. ...
  5. Tomar banho com cuidado. ...
  6. Tomar os remédios nos horários certos.

A goiaba, maçã, couve, tomate, caju, maracujá e romã também entram no ranking dos alimentos que têm o poder de virar suco anti-inflamatório e agir no organismo, promovendo transformações no metabolismo para proteger nosso corpo contra alguns tipos de lesões.