Quem fez cirurgia de vesícula pode deitar de lado?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 5 votos

Como dormir após cirurgia de vesícula? A posição mais recomendada é de barriga para cima. Já que favorece a respiração e também evita que a pele fique impressionada, principalmente no local da incisão. No entanto, se o local da operação fica em contato com o colchão dessa forma, você deve dormir de lado ou de bruços.

Mantenha um peso saudável
Pergunte ao seu médico quais tipos de alimentos você deve ingerir. Não force quando tiver evacuação. Tome um amaciador de movimento intestinal sem receita e beba bastante água. Ao tossir, segure um travesseiro contra a incisão para evitar tensão.

Nesse caso, dormir do lado esquerdo é uma opção porque facilita o trabalho da vesícula, que pode se contrair e expandir com mais liberdade. Dessa forma, o ducto biliar pode ser desobstruído, diminuindo o processo inflamatório e as dores.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

A recomendação médica é que o paciente não faça sequer as atividades domésticas, como lavar a louça e limpar a casa. Depois de um mês, você poderá fazer atividades aeróbias como caminhada, natação ou bicicleta. Assim, é melhor esperar 60 ou até mesmo 90 dias para retomar musculação e atividades de alto impacto.

O tempo de duração do inchaço, um efeito do procedimento cirúrgico, varia em cada caso, mas segundo o também ortopedista Vinícius Magno, o edema geralmente desaparece entre duas a quatro semanas após a cirurgia. “Contudo, há casos em que o inchaço leva até três a seis meses para desaparecer.

Pode iniciar esse processo com a ingestão das gorduras boas, presentes em sementes, peixes, como o salmão e o atum, e azeite de oliva. Em alguns meses após a retirada da vesícula, a alimentação pode voltar ao normal.

No entanto, observa-se que, apesar da dor após cirurgia da vesícula biliar, os pacientes geralmente recuperarão a sua condição normal dentro de 2-3 semanas.

O período de recuperação após uma cirurgia para a retirada da vesícula biliar depende do perfil de cada paciente e das atividades profissionais exercidas. Recomendamos o afastamento para repouso físico por um período de 7 a 15 dias.

Náusea e vômito; Constipação; Dor abdominal, principalmente perto do nódulo.

Após a retirada da vesícula biliar, essa adaptação do organismo vai acontecendo aos poucos. Por isso, é comum o paciente sentir dor no ombro, dor abdominal e sensação de barriga estufada uns dias depois da cirurgia.

Atualmente os materiais utilizados são muito resistentes, assegurando o fechamento nesse período crítico. É importante, contudo, entender que movimentos abruptos, como tossir, espirrar, levantar-se subitamente, abaixar para pegar objetos, por exemplo, exigem uma integridade da aponeurose e a resistência dos fios.

Pode haver desconforto no local das incisões, na região onde se localizava a vesícula e mais raramente uma dor no ombro e nas costas. Essa dor no ombro e nas costas é consequência do gás que se insufla no abdome para criar espaço para a cirurgia. É um desconforto passageiro pois esse gás rapidamente é absorvido.

Esse processo de cicatrização é relatado muitas vezes como sensação de peso, dor, fisgadas, em alguns casos até a limitação para alguns movimentos específicos. O que posso dizer é que “fisgadas” leves são esperadas e habituais no pós operatório e estão relacionadas ao processo de cicatrização.

Ela dura até 14 dias e, durante esse período, o corpo reconstitui os vasos sanguíneos e linfáticos. Além disso, o organismo produzirá colágeno e fará com que outras células migrem para a região lesada para recompor a pele.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

Quais são as causas da deiscência após cirurgia? A deiscência pode acontecer por vários motivos, porém, o mais comum é o aumento da pressão sobre o local da ferida cirúrgica. Essa pressão pode ocorrer pela realização de esforço físico em excesso ou, até mesmo, em casos de tosses ou espirros frequentes.