Quem fez bariátrica pode tomar Omeprazol?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

O tratamento pode ser feito com o medicamento Omeprazol ou similares pelo período de três meses. Muitos cirurgiões bariátricos prescrevem esta medicação por 3 meses após a cirurgia bariátrica, mesmo sem sintomas, para prevenir este tipo de complicação.

Os mais comuns são azia, queimação, disfagia ou dificuldade em engolir alimentos, pigarros, tosse e eructação. Pacientes que passam por cirurgias de estômago não tinham uma alternativa cirúrgica para o tratamento do refluxo no Brasil.

É recomendado que a endoscopia seja feita nos pacientes em pré-operatório da cirurgia bariátrica. Após o procedimento, nossa rotina é fazer a primeira endoscopia após 6 meses.

É realizada uma redução no volume do estômago com um desvio do duodeno e parte do intestino delgado. Isso reduz a superfície de absorção do intestino e muda o pH do estômago, interferindo na forma como remédios tomados via oral são dissolvidos e absorvidos pelo corpo.

Omeprazol Magnésico deve ser administrado por via oral, pela manhã, ingerindo os comprimidos inteiros com meio copo de líquido (água). Omeprazol Magnésico pode ser administrado com ou sem alimentos. O comprimido não deve ser partido, mastigado ou esmagado.

Em teoria, o pantoprazol tem ação mais eficiente sobre os receptores do estômago. É uma vantagem teórica: os estudos na área não perceberam essa diferença.

Que vitamina pós bariátrica tomar?

  • Vitamina B12. A vitamina B12, também conhecida como cianocobalamina, é uma vitamina muito importante para nós humanos. ...
  • Ácido fólico. Ácido fólico também possui outros nomes: folato, metilfolato ou vitamina B9. ...
  • Vitamina D. ...
  • Zinco. ...
  • Cálcio.

Apesar de ficar um pouco preso logo após o procedimento, o intestino geralmente volta a funcionar durante o processo de recuperação. A eliminação de gases acontece à medida que o intestino retoma sua função. Caso sinta desconforto proveniente disso, o uso de simeticona (Luftal) pode ajudar e não prejudica a cirurgia.

Perfuração, sangramento interno, vômitos, infecções, fístula e embolia pulmonar são alguns dos riscos. Após a cirurgia, os cuidados devem ser redobrados porque o corpo pode ficar desnutrido. Isso é bastante comum, uma vez que a ingestão de comida diminui brutalmente em função da diminuição do estômago.

O tratamento medicamentoso é feito com inibidores de bomba de ácido (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, dexlansoprazol,..), sendo que as doses e o tempo de tratamento, devem ser orientados pelo seu médico.

Os sintomas de Refluxo geralmente melhoram após a cirurgia de Bypass Gástrico. No entanto, os dados mostram efeitos conflitantes e, muitas vezes, agravamento dos sintomas, seguindo outros tipos de operações bariátricas como a Gastrectomia Vertical (Sleeve).

Durante o procedimento cirúrgico contra a obesidade, o estômago é grampeado e suturado (costurado), e caso haja rompimento desses grampos ou pontos, haverá vazamento de secreção gástrica ou alimento para dentro da barriga, o que pode levar a uma infecção. Esse “vazamento” é denominado de fístula.

Grande parte dos pacientes candidatos à cirurgia de redução de estômago tem a mesma dúvida: depois da bariátrica, que tamanho terá meu estômago? – Com a técnica cirúrgica By-pass – o estômago ficará com cerca de 25ml.

Uma pessoa não operada tem espaço para consumir aproximadamente de 1 litro a 1,5 litro de alimentos. Já um estômago pós-bariátrica tem capacidade para 25 ml a 200 ml (equivalente a um copo americano).

Caso o paciente pós-bariátrica não faça uso de polivitamínicos, poderá haver queda de cabelo, problemas oftalmológicos, queda da imunidade, perda de massa muscular e outros tantos sintomas.

São necessários cerca de 30 dias para que o estômago cicatrize. Com 15 dias as chances de complicações pós-cirúrgicas como vazamentos da linha de grampos ou sangramentos. É muito comum os pacientes nos questionarem em quanto tempo é possível voltar a trabalhar depois de fazer a cirurgia bypass.