Quem fez a teoria demográfica?

Perguntado por: lboaventura . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

(UFPB) Em 1798, Thomas Malthus publicou Ensaio sobre a população, no qual desenvolveu sua teoria demográfica em que a população tenderia a crescer em progressão geométrica, duplicando a cada 25 anos.

Ela surgiu mediante análises feitas a partir da Revolução Industrial, do século XVIII. Dessa forma, embora seja possível identificar padrões entre países desenvolvidos, emergentes e subdesenvolvidos, cada caso deve ser analisado em particular.

As Teorias Demográficas surgiram para tentar explicar o aumento populacional e sugerir algumas possibilidades de políticas que possam minimizar os impactos desse crescimento da população.

A teoria malthusiana defende que, mediante ao crescimento acelerado da população mundial, haveria um problema de escassez de alimentos, visto que a perspectiva do crescimento da oferta de alimentos era inferior ao que se previa para população.

A teoria reformista é chamada também de teoria marxista, por incorporar elementos importantes levantados pelo filósofo e sociólogo alemão Karl Marx em sua teoria, como é o caso da divisão social por classes, a má distribuição de renda e a exploração econômica que molda o sistema capitalista.

Thomas Malthus foi um economista inglês que desenvolveu uma teoria sobre o crescimento populacional e a produção de alimentos.

Thomas Malthus foi um importante economista inglês do final do século XVIII e início do século XIX. Teve grande importância no estudo do crescimento populacional ao desenvolver a teoria malthusiana. Foi também clérigo, professor universitário, demógrafo e erudito. É considerado o precursor da demografia mundial.

Thomas Malthus

A teoria populacional neomalthusiana, ou neomalthusianismo, é uma teoria demográfica contemporânea adaptada da teoria desenvolvida pelo economista inglês Thomas Malthus (1736-1834).

Conheça as principais teorias demográficas: malthusianismo, neomalthusianismo e reformismo.

Teoria da Transição Demográfica
Elaborada em 1929, essa teoria aponta que o crescimento da população passa a ser equilibrado a partir da redução das taxas de natalidade e mortalidade.

Teorias demográficas são instrumentos de análise do comportamento, dinâmica e funcionamento da organização da população humana em sociedade.

Já a teoria Neomalthusiana defendia que o aumento da população e o aumento da miséria estavam associados. De acordo com essa tese, quanto mais pessoas, maior seria a pobreza. Logo, continuaria sendo necessário o controle da natalidade, mas dessa vez, com o uso de métodos contraceptivos e de políticas antinatalistas.

O termo demografia vem do grego dêmos = população e gráphein = estudo, e foi utilizado pela primeira vez em 1855, pelo belga Achille Guillard, em sua obra intitulada “Elementos de Estatística Humana ou Demografia Comparada”.

Afinal o erro de Malthus foi o de não ter previsto que os recursos à disposição da Humanidade iriam crescer também de maneira exponencial, nos 180 anos que se seguiram. Mas isso nunca ele poderia ter previsto, porque esses recursos ainda não eram conhecidos.

Realizar a “sujeição moral”, ou seja, Malthus sugere que, para controlar a natalidade, as pessoas deveriam se sujeitar à abstinência sexual e ao casamento tardio; A prática da castidade antes do casamento.

Demografia é a ciência que tem como objeto de estudo as dinâmicas da população. Logo, é um campo do conhecimento que trata da produção e interpretação de informações diversas sobre a população em geral, a partir de meios como gráficos, tabelas e relatórios diversos.

Suas previsões não se concretizaram porque ele não previu as enormes transformações que ocorreriam posteriormente, no processo produtivo dos alimentos e no ritmo de crescimento da população: a produção de alimentos cresceu a um ritmo muito maior que a população, quase invertendo a equação geométrica x aritmética de ...

A Teoria Neomalthusiana foi desenvolvida na segunda metade do século XX em um contexto de preocupação com o crescimento exacerbado da população.