Quem fez a Revolução Francesa?
A Revolução Francesa, iniciada no dia 17 de junho de 1789, foi um movimento impulsionado pela burguesia e contou com a participação dos camponeses e das classes urbanas que viviam na miséria. Em 14 de julho de 1789, os parisienses tomaram a prisão da Bastilha desencadeando profundas mudanças no governo francês.
Quem foi a pessoa mais importante na Revolução Francesa?
Napoleão Bonaparte (1769-1821) foi dirigente efetivo da França a partir de 1799.
Quais são os principais personagens da Revolução Francesa?
O general Lafayette, Robespierre e Danton. Outro personagem que gozava de grande estima por parte da população era o Marquês de Lafayette, general que lutou na guerra de independência americana e que foi nomeado chefe da Guarda Nacional após a eclosão da Revolução.
Qual é o principal objetivo da Revolução Francesa?
A Revolução Francesa aconteceu entre os anos de 1789 e 1799, marcando o fim da monarquia e a criação de uma república baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. Antes dessa transformação, a sociedade da França era estruturada nos moldes do feudalismo.
O que defendia a Revolução Francesa?
Liberdade, Igualdade, Fraternidade.
Quem assumiu o poder após a Revolução Francesa?
Etapas da Revolução Francesa
Depois da Queda da Bastilha, o processo de revolução espalhou-se pela França e estendeu-se pelos dez anos seguintes, sendo somente encerrado quando Napoleão Bonaparte assumiu o poder do país por meio do Golpe de 18 de Brumário.
O que causou a queda da Bastilha?
A queda da Bastilha foi considerada um grande marco na época, pois simbolizou o início da queda do Antigo Regime e contribuiu para difundir o sentimento revolucionário – naquele momento concentrado em Paris – para toda a França, tanto nas cidades menores como nos agrupamentos rurais.
Quem tomou a Bastilha?
Em 14 de julho de 1789, a Bastilha foi tomada pela população parisiense insatisfeita com a crise socioeconômica que a França atravessava no final do século XIX. Durante a invasão, a prisão tinha apenas sete presos, porém servia de depósito de armas e pólvoras.
Qual foi a conclusão da Revolução Francesa?
5 de maio de 1789 – 9 de novembro de 1799
Qual foi a influência da Revolução Francesa no Brasil?
No Brasil, com a criação da Constituição Federal de 1988, intitulada como constituição cidadã, a prioridade de se permitir a soberania, a democracia, a cidadania, dignidade da pessoa humana, entre outras estampa fortemente os desígnios da Revolução Francesa na busca de igualdade e paz social.
O que era o lema da Revolução Francesa?
Herança do século das Luzes, o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" é invocado pela primeira vez durante a Revolução Francesa.
Por que a Revolução Francesa foi tão importante para o mundo?
O ciclo revolucionário foi fundamental para a formação da sociedade moderna, pois trouxe concepções importante a respeito da democracia. "A Revolução Francesa teve importância na sociedade moderna e liberal atual, ressaltando a importância das liberdades individuais, tripartição dos poderes", explicou.
Quem foi Robespierre na Revolução Francesa?
Maximilien Robespierre, nascido em 6 de maio de 1758 e falecido em 28 de julho de 1794, foi um jurista e político francês. Destacou-se como líder dos jacobinos e presidiu a França durante a fase mais caótica da Revolução Francesa, o Período do Terror.
Quantas pessoas foram mortas na Revolução Francesa?
16 594 pessoas
Entre junho de 1793 e julho de 1794, cerca de 16 594 pessoas foram executadas durante o Reinado de Terror na França, sendo 2 639 mortes só em Paris. Apesar disso, há um consenso de que o número é muito maior, com cerca de 10 mil mortes que ocorreram sem julgamentos ou em prisões.
Quais são as 5 fases da Revolução Francesa?
A Revolução Francesa dividiu-se em três fases: Assembleia Nacional Constituinte e Assembleia Legislativa (1789-1792), Convenção (1792-1795) e Diretório (1795-1799).
Quais são as três fases da Revolução Francesa?
Fases da Revolução Francesa
Para fins de estudo, a Revolução Francesa é dividida em três fases: Monarquia Constitucional (1789-1792); Convenção Nacional (1792-1795); Diretório (1795-1799).
Qual foi a principal consequência da Revolução Francesa?
Consequências da Revolução Francesa
Os dez anos da revolução marcaram profundamente a política, a sociedade e a economia da França, começando pelo fim dos privilégios da aristocracia e libertação dos laços que prendiam os camponeses ao clero e a nobreza.
Qual foi o primeiro alvo da revolução?
O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.
O que a Bastilha representava para os franceses?
A Bastilha era uma prisão e antigo símbolo da opressão do Antigo Regime e, naquele momento, abrigava apenas sete prisioneiros. O ataque a essa prisão é considerado o símbolo da queda do sistema absolutista e serviu de inspiração para espalhar a revolução por outras cidades da França e para os meio rurais.
Como foi a chegada de Napoleão ao poder?
Em 9 de novembro de 1799, no que ficou conhecido como Golpe do 18 Brumário, Napoleão ascendeu ao poder como cônsul. “As vitórias no campo militar e econômico – e o consequente apoio dos grupos mais abastados – deram a ele a legitimidade para alcançar a condição de imperador”, segundo Carvalho.