Quem fez a Linha do Equador?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Eratóstenes

No século 3 a.C., o matemático grego Eratóstenes mediu a circunferência da Terra e dividiu o mundo em um sistema de retas paralelas. Mas a “Linha do Equador” da época passava pela ilha de Rodes, já que o mundo conhecido de então era bem pequeno.

De 1734 a 1744, a Academia Francesa de Ciências realizou diversas expedições para determinar a forma real da Terra. A missão geodésica francesa verificou a teoria de Isaac Newton de que o planeta era achatado nos polos e largo ao redor do equador terrestre, também conhecido como linha do Equador ou paralelo 0°.

Os espanhóis chegaram à região que corresponde ao Equador somente em 1526. Esses conquistadores aproveitaram-se da luta entre os incas pela sucessão do império e conquistaram o território.

Macapá é a

Macapá é a única cidade brasileira cortada pela linha do Equador, ficando parte no Hemisfério Norte e parte no Hemisfério Sul. A capital do estado do Amapá é banhada pelo rio Amazonas e tem 475 mil habitantes, segundo o IBGE.

Apesar de Macapá (Amapá) ser a única capital do Brasil cortada pela Linha do Equador, ela também passa imaginariamente nos estados brasileiros do Amazonas, Roraima e Pará.

Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.

Do ponto mais ocidental do município de São Gabriel da Cachoeira até a margem mais oriental da Ilha Mexiana, no município de Chaves, passando pelos estados do Amazonas, Roraima, Amapá e Pará, cortando a cidade de Macapá.

Em todo o planeta, apenas 13 países são atravessados pela Linha do Equador. Esse paralelo tem cerca de 40 mil km de extensão. Essa linha imaginária - o paralelo 0º - corta o mundo em dois hemisférios: o Norte e o Sul.

Pichincha

A Metade do Mundo fica na cidade de Pichincha, a 26 km do Centro Histórico de Quito. Há quem visite o local por excursão, mas não é necessário, pois é muito simples e fácil chegar por transporte público.

O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.

A Linha do Equador é uma linha imaginária traçada no ponto exato de igual distância entre o extremo norte da Terra e o extremo sul, sendo, por isso, o principal paralelo terrestre, além de possuir, por definição, a latitude de 0º.

Com extensão de 40.075 km passa por 13 países, incluindo o Brasil. Uma curiosidade é que em vários lugares em que essa linha passa tem um monumento para ela. Como já mencionamos, a Linha do Equador é o marco zero para determinar as latitudes. Trata-se do paralelo de latitude de 0°.

O Brasil e Cuba foram os países que receberam maior número de escravos africanos. Mas o Equador também fez parte do circuito marítimo comercial espanhol do século XVI ao XVIII.

Equador se refere à localização geográfica do país, na famosa linha imaginária do equador, que divide a Terra em Hemisférios Sul e Norte. Esta denominação foi dada ao país em 1830, depois que o território se separou da Gran Colômbia.

O Marco Zero do Equador é um monumento que está localizado aproximadamente a 4 km da Fortaleza de São José de Macapá, no hemisfério norte; cerca de 17 Km do Porto de Santana, no hemisfério sul e a 2 Km do centro de Macapá.

Estado do Amapá

O Brasil é cortado pela linha do equador no ponto em que se localizada o Macapá, capital do Estado do Amapá (Região Norte). Por isso ocorre nesta localização a influência do clima equatorial super-úmido.

Quanto mais próxima uma região está do Equador, mais quente ela costuma ser. Isso ocorre porque as áreas próximas do Equador recebem os raios solares durante todo o ano de forma direta.

O principal paralelo é a Linha do Equador, que possui 0º de latitude. Já o principal meridiano é o de Greenwich, que possui 0º de longitude.

b) Falso – A linha do Equador não passa pelos estados de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Espírito Santo. c) Falso – Amapá, Amazonas e Pará são “cortados” pela linha do Equador, entretanto, essa linha não passa em Rondônia.

Distância entre o Equador e as principais cidades

A cidade mais próxima de EquadorJoão Pessoa: 206 km
A cidade mais longe de EquadorPorto Alegre: 2984 km