Quem fez a imagem de Nossa Senhora Aparecida e jogou no rio?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Todos nós sabemos que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717 por três pescadores, João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso, no Rio Paraíba do Sul, na localidade de Porto Iguassu, naquela época pertencente ao povoado de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo.

O atentado contra a imagem da padroeira do Brasil aconteceu em 16 de maio de 1978, ainda na Basílica Velha, quando o jovem Rogério Marcos de Oliveira, de 19 anos e morador de São José dos Campos (SP), foi a Aparecida (SP) e conseguiu quebrar o vidro do nicho, à noite, e retirar a imagem da Virgem.

Em 1717, um grupo de pescadores navegando no Rio Paraíba do Sul teria se deparado com uma imagem partida da Nossa Senhora Aparecida. Feito de barro, a cabeça e o corpo do artefato se encontravam separados.

Como a santa foi parar no rio? Há pelo menos duas hipóteses. A mais provável é que, depois de quebrada, algum fiel tenha se desfeito dela - jogando ela no rio - para evitar mau agouro.

Em 1732, Felipe Pedroso entregou a imagem a seu filho Atanásio Pedroso, que construiu o primeiro oratório aberto ao público. Em virtude da expansão da devoção à Nossa Senhora 'Aparecida' das águas, o vigário de Guaratinguetá, padre José Alves Vilela, e alguns devotos construíram, no ano de 1740, uma pequena capela.

outubro de 1717

Nossa Senhora Aparecida representa a imagem da mãe de Jesus, e foi encontrada pelos pescadores em outubro de 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP).

1717

Local onde nas águas do Rio Paraíba do Sul a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, em 1717.

Aparecida foi encontrada, no ano de 1717, pelos. pescadores. Essa imagem está no Santuário Basílica. hoje - at Rio Paraíba do Sul.

um dos perfis no Facebook do Pastor tem como endereço a cidade de Jefferson. no estado da Geórgia nos Estados Unidos provavelmente. após sua desvinculação da Igreja da Restauração. Sérgio retornou aos Estados Unidos.

Com a pressão pelo ato, Von Helder foi enviado aos Estados Unidos e para países da América Central, tentando o anonimato após a repercussão dos seus ataques e por receber ameaças. Hoje ele mora nos Estados Unidos e grava vídeos de pregações em sua página do Facebook.

A história lembra aqueles milagres que muita gente diz que presenciou, mas que ninguém consegue provar. Sérgio Von Helder, o pastor da Igreja Universal que em 1995 chutou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, no dia da padroeira, teria se convertido ao catolicismo.

Em 1732, Felipe Pedroso entregou a imagem a seu filho Atanásio Pedroso, que construiu o primeiro oratório aberto ao público. Daquela pescaria, fica a recordação e a gratidão a Deus por mais esse sinal de amor para com a humanidade, lembrando que a Mãe acolhe e socorre a todos os seus filhos.

Em 16 de maio de 1978, houve um atentado à imagem de Nossa Senhora Aparecida executado por um jovem iconoclasta que invadiu o nicho da imagem aproveitando-se de um blecaute, que termina na destruição da cabeça da imagem e na quebra do corpo em vários pedaços.

Originalmente, ela seria uma representação de Nossa Senhora da Conceição, que é branca, mas teria escurecido com o tempo passado submersa no rio. Outra narrativa atribui sua cor à fumaça das velas do oratório montado na casa de um dos pescadores, onde a santa permaneceu até ser transferida para uma nova capela em 1745.

No ano de 2017, a Igreja comemorou os 300 anos em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por três pescadores nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Em se tratando de devoção à Nossa Senhora Aparecida, vários relatos comprovam que ver algo ser quebrado pode levar a mudança de vida. Como o milagre vivido por um escravo, atribuído a intercessão de Nossa Senhora, reconhecido pelo Vaticano.