Quem fez a Emília foi a Tianastácia?

Perguntado por: dlessa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Supersticiosa, a tudo esconjura com um “cruz-credo”. Ou, como resumiu Emília, num raro elogio: _Tia Nastácia é uma danada! Tia Nastácia foi interpretada por Jacyra Sampaio, na famosa adaptação do Sítio do Picapau Amarelo da TV feita pela Rede Globo.

Flávio Migliaccio

Irmã de Flávio Migliaccio, Dirce Migliaccio foi primeira Emília no 'Sítio do Pica-Pau Amarelo'

Tia Nastácia é a personagem que representa a sabedoria popular, a sabedoria do povo. Negra, de beiços grandes, assustada e medrosa, uma cozinheira de mão cheia. Sem os seus quitutes, a vida no Sítio não teria "sabor"… Tia Nastácia é famosa por causa de seus deliciosos bolinhos, de modo que, segundo o livro O Saci: "…

BONECA "NASCEU" EM SÃO PAULO
A boneca nasceu da pena de Monteiro Lobato em São Paulo, na Rua Boa Vista 52, em algum dia de 1920.

A personagem Emília, segundo Eduardo, simboliza a desobediência e a impertinência – ao falar sempre o que quer, sem se importar com nada – e, dessa forma, simboliza também a busca por liberdade.

Ano que vem, 2022, a boneca comemora 45 anos de lançamento. Como surgiu a Emília? A personagem Emília apareceu pela primeira vez no livro “A Menina do Narizinho Arrebitado”, de 1920.

Flagrada com Enrico (Marcos Veras) no cassino, Emília (Gaby Amarantos) pagará muito caro pela traição em Além da Ilusão. A empregada será expulsa de casa por Cipriano (Cláudio Gabriel), que não permitirá que a mulher fique com Jojô (Nicolas Parente).

Emília defende que a alfabetização é um caminho para se apropriar da escrita e de todos os benefícios que ela pode proporcionar.

Emília – Isabelle Drummond
Atualmente com 29 anos, Isabelle Drummond interpretou a Emília até 2006 e está na TV Globo até hoje. O último trabalho da atriz na emissora foi na novela Novo Mundo, de 2020. Além disso, recentemente, ela também esteve no filme “Minha Família Perfeita”, de 2022.

Ela ergue os braços e aponta na direção de Narizinho que está com a boneca no colo. Então a boneca se espanta nos braços de Lúcia, ela dá um giro rápido, e Emília vira gente.

Rabicó

Rabicó é marido de Emília, que só se casou com ele por interesse em se tornar marquesa, e talvez algum dia princesa; isso se deve ao fato de que Narizinho enganou a boneca dizendo que o Rabicó na verdade era um marquês descendente da nobreza, e que uma bruxa havia o transformado em porco, e que só voltaria a ser gente ...

5 de julho de 1948

No dia 5 de julho de 1948, o escritor Monteiro Lobato morre aos 66 anos, vítima de um espasmo cerebral. Música do dia: Tia Anastácia, de Dorival Caymmi. No dia 5 de julho de 1948, o escritor Monteiro Lobato morreu aos 66 anos, vítima de um espasmo cerebral.

"Na casa ainda existem duas pessoas — Tia Nastácia, negra de estimação que carregou Lúcia pequena, e Emília, uma boneca de pano bastante desajeitada de corpo", escreveu Monteiro Lobato em “Reinações de Narizinho”, livro infantil de 1931.

Tia Nastana
Ela é uma cozinheira idosa que trabalha para Dona Benta no Sítio do Pica-pau Amarelo.

em 1920

Quando se pensa no Sítio do Pica-Pau Amarelo é praticamente impossível não vir a memória a imagem da Emília, a mais famosa boneca que virou gente do Brasil, e foi criada por Monteiro Lobato, em 1920, com a publicação do livro "A Menina do Narizinho Arrebitado".

Em sua primeira aparição, Emília é apresentada como uma boneca de pano fabricada a partir das saias velhas de tia Nastácia, “com seus olhos de retrós preto e as sobrancelhas tão lá em cima que é como ver uma cara de bruxa” (LOBATO, 2014 p. 8).

Emília tem como característica principal falar aquilo que pensa, sendo descrita como uma boneca interesseira e egoísta, e ao mesmo tempo, criativa, comunicativa e querida por todos, inspirando as crianças e jovens, bem como aos adultos.

7- EMÍLIA ADORA PULAR AMARELINHA COM SEUS AMIGOS! AMARELINHA É UMA BRINCADEIRA QUE MUITAS CRIANÇAS TAMBÉM ADORAM.

Emília, ao longo das aventuras, vai acumulando objetos em sua canastrinha. Dentro da canastra da Emília tem de tudo: escama de cauda de sereia, conchas do Reino das Águas Claras e até umas pílulas falantes.

É neste contexto que Lobato cria a personagem Jeca Tatu, como símbolo do homem do interior, preguiçoso, pobre e doente, sendo um empecilho para produção agrícola e, portanto ele precisa ser “tocado” – Lobato declara: “ao caboclo tocá-se!”.

Narizinho é uma garota que mora no sítio, ela é a melhor amiga de Emília e fez sua primeira aparição em "Um Lugar Diferente".