Quem fez a dublagem?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

Jacob Karol

Mas em 1930 Jacob Karol inventou um sistema de gravação que permitia sincronizar áudio e imagem. Era o nascimento da técnica que seria chamada de dublagem.

As dublagens brasileiras são consideradas internacionalmente as melhores do mundo, especialmente por combinarem bons atores de voz com traduções que tentam equilibrar a compreensão dos ouvintes com a fidedignidade do texto original.

Guilherme Briggs

Guilherme Briggs
Provavelmente é o dublador mais conhecido no Brasil. Briggs possui uma voz extremamente versátil capaz de dar vida tanto a personagens heroicos e bons-moços, como o Superman e Buzz Lightyear, e a personagens malucos e hiperativos como o Freakazoid e Cosmo de Padrinhos Mágicos.

O seu padrinho na profissão é ninguém menos que Orlando Drummond, um dos maiores nomes da história da dublagem brasileira e que morreu em julho de 2021.

A palavra dublagem vem do francês doublage e significa ação de dobrar. O primeiro filme a utilizar um sistema de sonorização que permitia substituir as vozes originais por outras gravadas em estúdio foi The Flyer, de Edwin Hopkins e Jacob Karol, em 1928.

R$2.554

O salário médio nacional de Dublador é de R$2.554 em Brasil.

Naqueles primórdios, os atores tinham de gravar todos juntos no estúdio, olhando para a tela sem a ajuda do som. “Os filmes levavam de três a quatro vezes mais tempo para serem dublados do que atualmente”, afirma o lendário produtor e diretor Herbert Richers, fundador de um dos estúdios pioneiros no país.

Dublagem é quando substituímos a voz do áudio original de um filme, série, jogo, desenho animado, etc., pela voz de um ator, falando em português.

Saiba que, para exercer a profissão de dublador, não é preciso ter um "vozeirão". É apenas necessário que apresente uma excelente dicção (pronúncia clara). Também é obrigatório ter formação e registro de ator. “Não adianta nada a pessoa ter voz incrível, mas não saber interpretar o personagem.

A dublagem brasileira é considerada por muitos como sendo a melhor do mundo.

Para se trabalhar como dublador, mais importante do que ter uma voz bonita, é ter uma dicção bem clara. Ou seja, saber pronunciar muito bem as palavras para que todos compreendam o que está sendo dito. Também não adianta a pessoa ter voz incrível, mas não saber interpretar o personagem.

Certamente, o nome mais reconhecido quando falamos em dublagem brasileira, Guilherme Briggs imortalizou tantos personagens que fica até difícil lembrar. Vale citar Superman, Freakazoid, Cosmo em Os Padrinhos Mágicos e Optimus Prime nos filmes da franquia Transformers.

26/01/2022 - 11h22min
Dave Rosenbaum, produtor de cinema norte-americano responsável por filmes como Minions e Madagascar, confirmou recentemente que a cantora Anitta, 28 anos, estará presente na sua próxima animação, Hitpig. A artista dublará a personagem Letícia dos Anjos, uma libertadora de animais encarcerados.

O dublador mais antigo em atividade no mundo não poderia, claro, ficar de fora de nossa lista. O famoso Orlando Drummond, hoje com os seus 91 anos de idade, imortalizou a voz de diversos personagens desde que se iniciou no mundo da dublagem, na década de 60.

Uma das maiores polêmica envolvendo dublagens brasileiras tem Luciano Huck como protagonista. Ele foi a voz brasileira de Flynn Rider, do filme 'Enrolados'.

Mário Monjardim Filho

Capixaba, Mário Monjardim Filho nasceu em1935, na cidade de Vitória. O começo da carreira foi em 1954, na Rádio Vitória. No Rio, trabalhou na Rádio Nacional. Em 1965, foi para a TV Globo.