Quem faz uso da maconha pode doar sangue?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

50 – Quem fuma maconha pode doar sangue? Se for a única droga consumida, a doação de sangue é permitida desde que o candidato não esteja sob o efeito da mesma. O uso de maconha impede a doação por 12 (doze) horas.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis.

Quem fuma tabaco apenas pode doar sangue após 2 horas sem fumar. Para quem fuma maconha, o período sem fumo se estende a 12 horas para a doação de sangue.

» não fumar por 02 horas; » evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação; » beber bastante líquido; » se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Se você usa maconha, pode doar sangue? Fumar (ou usar) maconha não vai ser um empecilho para doar sangue. No entanto, não é legal fazer isso quando você está ativamente chapado!

Há um tipo de sangue tão raro que menos de 50 pessoas no mundo são conhecidas por possuí-lo. Cientificamente conhecido como Rh nulo (Rhesus null), é muitas vezes referido como “sangue dourado” devido à sua extrema raridade — e ao seu valor para os outros. Existem quatro principais grupos sanguíneos: A, B, AB e O.

Sim, desde que tenha feito a tatuagem há mais de um ano.

Quais são as vantagens de doar sangue?

  • Dia de folga. Em meio a uma rotina repleta de compromissos e tarefas, ter um dia de folga é essencial para recarregar as energias. ...
  • Protege o coração. ...
  • Menos risco de câncer. ...
  • Ajudar quem precisa.

R$ 585,81

A bolsa de sangue total custa R$ 585,81.

Quem pode e quem não pode doar sangue no Brasil? Em geral, as pessoas com idade entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg podem doar sangue, salvo raras exceções - entre elas, certos problemas de saúde, gravidez e ingestão de substâncias.

Conversamos com o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Clêdisson Souza, que explicou que dormir bem antes de doar sangue reduz os riscos de efeitos adversos. “Uma boa noite de sono pode evitar que o indivíduo sinta mal-estar, tontura e pressão baixa após doar.

Basta um furinho no dedo para determinar o hematócrito (quantidade de hemácias no volume total de sangue) e saber se está em condições de doar sangue.

Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação; Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação; Não fumar duas horas antes da doação.

Alguns doadores podem apresentar após a doação: tontura, desmaio, mal estar, náuseas, vômitos, hematoma ou dor no local da punção venosa. Na dúvida, entre em contato com o Hemocentro. Caso sinta tontura ou mal estar após a saída do Hemocentro, solicite auxílio a alguém e deite-se.