Quem faz segunda licenciatura pode fazer concurso público?

Perguntado por: amarinho . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Segunda licenciatura vale para concurso? Sim, com certeza. Isso porque o próprio MEC considera essa formação especial como um título oficial e formal, o que significa que ele é válido em concursos, na famosa prova de títulos.

Nessa licenciatura, o bacharel ou tecnólogo poderá obter todo o conhecimento necessário para lecionar disciplinas que estejam em seu histórico acadêmico e, ao fim do curso, será reconhecido como um profissional licenciado, apto a participar de concursos públicos para professores.

Os profissionais de nível superior que optam por fazer uma licenciatura curta podem, inclusive, participar de concursos públicos para professor em diversas partes do Brasil.

Além disso, os cursos de segunda licenciatura apresentam uma grade curricular ágil, chegando a uma cargo horária mais de 50% menor do que a de um curso regular de licenciatura, que têm duração de 4 anos. O estudante também pode obter aproveitamento de cadeiras caso já tenha cursado alguma disciplina no curso anterior.

A vantagem de ter duas graduações está na possibilidade de desenvolver uma carreira profissional com conhecimentos de diversas áreas, onde uma complementa a outra. A pós-graduação, contudo, gera resultados a curto prazo e alinhados ao momento do mercado de trabalho.

Um novo diploma de licenciatura abre um leque de oportunidades. Por assim, o professor pode ser contratado para dar aulas na matéria da nova formação na escola em que já trabalha, e/ou buscar novas vagas nesta área em outras instituições.

Enquanto a Formação Pedagógica é para bacharéis e tecnólogos, a Segunda Licenciatura é somente para profissionais já licenciados que desejam expandir sua área de atuação para outras disciplinas.

Quem fez pedagogia fazer segunda licenciatura? Sim, pode sim. Como esclarecemos acima, a exigência para se fazer uma segunda licenciatura é já ter se formado em alguma licenciatura. E pedagogia faz parte disso.

O fato de você já ter uma graduação permite fazer uma segunda Licenciatura, porém, colocando em uma balança as suas necessidades e possibilidades, pode ser que outra formação pedagógica seja a forma ideal de realizar a sua vontade de aumentar suas oportunidades como professor.

Resumindo: o R2 é voltado para os bacharéis e tecnólogos, e a segunda licenciatura para os graduados já licenciados.

Não pode prestar concurso público quem não se enquadra nas condições mínimas exigidas para qualquer concurso, tais como nacionalidade brasileira, gozo dos direitos políticos, dentre outros, conforme mencionado acima. Além disso, o edital do concurso dita as regras específicas do cargo.

Quem se formava na licenciatura curta poderia dar aulas apenas para os estudantes do fundamental I e II. A licenciatura plena exige uma carga horária de 180 horas de graduação. Isso quer dizer, que nesta categoria o licenciado possui mais tempo de preparo, estudo e pesquisa na área.

Refere-se aos cursos que habilitavam professores para o ensino infantil e fundamental (1º grau) de duração menor que as chamadas licenciaturas plenas.

A licenciatura curta foi extinta, era uma modalidade que previa uma formação mais rápida, que preparava educadores para atuar na educação infantil. A licenciatura plena é o tipo de curso de graduação oferecido, atualmente, em áreas diversas da educação: ciências da natureza, exatas etc.

Mas quem pode fazer uma segunda graduação em Pedagogia? Profissionais já formados em cursos de ensino superior de licenciatura podem correr atrás da nova formação. Podem ser cursos de licenciatura de Letras, Artes, Matemática, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Biologia etc.

Vale ressaltar que para cursar uma pós-graduação é necessário ter um diploma de ensino superior (tecnólogo, bacharelado ou licenciatura).

Podendo assim, um concluinte desse curso, participar de concursos públicos. É importante se atentar ao edital do concurso que se pretende fazer, pois, nele informará se serão aceitos diplomas referente ao curso de formação pedagógica.

Não existe opção melhor ou pior quando o assunto é segunda graduação ou pós-graduação. Na verdade, tudo dependerá dos seus objetivos e projetos para o futuro. O mais importante é continuar estudando, se atualizando e se preparando para os desafios do mercado de trabalho.

Pela lei, você só pode fazer duas faculdades simultaneamente nos seguintes casos: Cursando uma faculdade em uma universidade pública e o outra em universidade privada; Fazendo os dois cursos em uma universidade privada.

A segunda licenciatura permite que o profissional possa ampliar suas áreas de atuação. Isso também permite que ele consiga aumentar sua renda, permitindo que ele tenha mais opções de trabalho.

Já no caso das Segundas Licenciaturas, a carga horária mínima é diferente, variando entre 800 e 1.200 horas/aula, obedecido o princípio de que quando o curso de segunda licenciatura pertencer à mesma área do curso de origem, a carga horária deverá ter, no mínimo, 800 (oitocentas) horas; e quando o curso de segunda ...