Quem faz reposição hormonal engorda?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Afinal, são os hormônios que controlam nosso metabolismo e todo o funcionamento do nosso corpo. Porém, ao contrário do que muita gente pensa sobre reposição hormonal, o ganho de peso é um mito! O que o tratamento faz, na verdade, é evitar o ganho de gordura que está associado à redução dos hormônios.

Quais os efeitos colaterais da reposição? Os principais efeitos colaterais observados em pacientes que realizam reposição hormonal são sangramento vaginal de graus variados, inchaço, cefaleia, alterações do humor e dor na mama.

O Natifa não engorda. O hormônio pode ajudar a melhorar os sintomas da menopausa, como os calores, alterações do humor, alteração do sono, dor na relação, ressecamento vaginal, alteração da libido, alterações da pele e cabelos, indisposição e cansaço fácil, etc.

Leptina é outro hormônio para emagrecer
A leptina é uma delas. Esse hormônio é produzido pelas células adiposas, o que significa que, quanto mais gordos somos, mais leptina temos.

Não só pelos níveis de energia, como por questões hormonais. Durante a altura da menopausa, a distribuição do tecido adiposo muda de forma específica, acumulando excesso de gordura no abdómen, causando a famosa “barriga” – aquela que mói e demora a ir embora.

Os níveis de progesterona afetam a retenção de líquido, provocando o inchaço. O estrogênio influencia a distribuição de gordura: se estiver baixo, ela se acumula no abdômen e, se alto, tende a se fixar nos quadris.

Quanto tempo dura a reposição hormonal masculina? Em geral, pacientes que começam a reposição hormonal devem realizar o tratamento para a vida toda.

Diminuição dos riscos de sofrer uma fratura por osteoporose; Colaboram na diminuição do risco de desenvolver a doença de Alzheimer; A reposição de estrogênios ajuda a melhorar o humor e reduzir a depressão; Melhora da qualidade do sono em mulheres que sofrem com os suores noturnos.

Essa diminuição da produção de estrogênio ovariano também pode ocasionar um aumento na ansiedade e depressão durante esta transição, especialmente naqueles que já tinham esses sintomas.

As principais dicas para emagrecer e perder barriga na menopausa são:

  1. Fazer atividades físicas. ...
  2. Diminuir as calorias da dieta. ...
  3. Fazer jejum intermitente. ...
  4. Beber chás termogênicos. ...
  5. Evitar alimentos ultraprocessados. ...
  6. Dormir entre 7 a 9 horas.

Os primeiros resultados da reposição hormonal costumam aparecer um mês após o início do tratamento – em alguns casos a melhora vem até antes, com uma semana ou 15 dias de uso da medicação –, mas a duração do tratamento não pode ser definida a priori.

Para ter um efeito melhor no organismo, o ideal é que o remédio seja administrado sempre à noite.

Entre os principais sintomas de falta de hormônios estão:

  • Dificuldade para dormir;
  • Facilidade para acordar no meio da noite;
  • Dificuldade para acordar de manhã sem o auxílio do despertador;
  • Diminuição da massa magra;
  • Mais flacidez na pele;
  • Ganho de gordura;
  • Menos energia para as atividades cotidianas.

6 dicas para eliminar a gordura abdominal na menopausa

  1. Fazer uma dieta baixa em carboidratos. ...
  2. Coma bastante proteína. ...
  3. Consuma alimentos ricos em fitoestrógenos. ...
  4. Aposte em pesos ou elásticos. ...
  5. Relaxar. ...
  6. DHA.

Grelina. A grelina é um hormônio produzido principalmente pelas células do estômago e do pâncreas. É o hormônio da fome. Ela desempenha um papel fundamental no processo de emagrecimento, porque sinaliza para o seu cérebro comer.

Ou seja, a famosa barriga hormonal.

  1. A gordura da barriga é recente. ...
  2. A vontade de comer aumentou. ...
  3. Seu humor está oscilando. ...
  4. Você se sente constantemente estressada (barriga de estresse) ...
  5. Você está exausta, mas não consegue dormir.

Sim, é possível emagrecer na menopausa, com duas condições: conhecer o impacto que as alterações hormonais têm no seu humor, apetite e metabolismo; e abraçar um estilo de vida ativo e emocionalmente equilibrado.

Alguns bons exemplos de exercícios para fazer durante a menopausa são:

  • Caminhada. Democrática por natureza, a caminhada é um ótimo exemplo de exercícios na menopausa, pois envolve poucos riscos. ...
  • Hidroginástica. A hidroginástica trabalha todo o corpo e não causa lesões nas articulações. ...
  • Musculação. ...
  • Atividades diferentes.

Para tratar essa condição, em geral, são usados métodos anticoncepcionais hormonais. Mudanças na dieta, especialmente a eliminação de alimentos que causam picos de açúcar no sangue, também podem ajudar.