Quem faz renovação de votos?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 31 de maio de 2023
4 / 5 17 votos

A renovação costuma ter um clima bem descontraído, sem protocolos, mas de alto padrão. A única regra é que o casal esteja feliz e curtindo esse momento de comemoração. A cerimônia pode ser conduzida por um celebrante ou até mesmo por amigos do casal ou alguém da família.

O que vestir para renovação de votos
Para a renovação normalmente não se usa véu ou vestidos princesa. A escolha por vestidos mais simples e elegantes ou estilo boho é a mais comum.

  • Jogo de cama e banho. Renovar o enxoval da casa é muito importante para quem mora junto. ...
  • Jogo de mesa posta. ...
  • Eletrodomésticos. ...
  • Itens de decoração. ...
  • Ajuda para a Lua de Mel. ...
  • Participação no Chá de Envelope.

A renovação de votos é uma cerimónia mais informal que tem como objectivo reafirmar o amor do casal e os votos feitos no casamento. Pode ter vestido de noiva, padrinhos e copo d'água, ou pode ser uma cerimónia mais descontraída, como um almoço ou brunch entre amigos próximos e familiares do casal.

Ainda falando sobre quando o casal pode optar em realizar a renovação de votos de casamento, há muitos casais que também optam por realizar a cerimônia a partir de uma década da união. Entretanto, há casais também que optam por realizar a cerimônia com mais de 10 anos, 15 ou até mesmo 25 anos.

A renovação de votos é uma comemoração muito especial para o casal. Ela costuma ser feita para festejar um número importante de aniversário de casamento como 10, 20 ou 50 anos ou quando simplesmente o casal quer reafirmar seu compromisso e amor um com o outro.

O que você pode escrever nos votos de casamento
Conte alguma história engraçada sobre o início do relacionamento; Realce sentimentos que você vivencia ao lado da sua pessoa amada; Pense em como você amadureceu estando ao lado do seu par; Dedique algo importante da sua vida para o seu noivo ou noiva.

“Eu, [nome], aceito você, [nome], como meu legítimo esposo/esposa e prometo amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da minha vida, até que a morte nos separe.” Perceba que os dois exemplos acima de votos tradicionais são muito semelhantes.

Diante de Deus e de todos, prometo que serei sua amiga / seu amigo, confidente e companheira(o) para dividir com você as esperanças e os sonhos. Prometo ser fiel, apoiá-lo(a) nos momentos difíceis e permanecer ao seu lado na alegria e na tristeza, na saúde e na doença por toda a minha vida.

As bodas de casamento celebram a vida a dois, o aniversário da união que é uma marca super valiosa para qualquer relação. Os 15 anos de união, chamadas bodas de cristal, é repleto de companheirismo e crescimento.

Com relação à cores, muitas mulheres dão preferência para a cor prata – em eventos noturnos – ou cinza claro – se o evento for durante o dia. Mas a verdade é que não existe uma obrigatoriedade de cor, muitas optam pelo prata devido a referência da bodas.

O que oferecer de presente de casamento aos casais que vivem juntos?

  • Jogo de casama e banho.
  • Jogo de mesa posta.
  • Eletrodométicos.
  • Itens de decoração.
  • Ajuda para a Lua de Mel.
  • Participação no Chá de Envelope.

Tanto a quantidade de padrinhos no casamento civil, no cartório, como a cerimônia religiosa, em uma igreja, têm o mesmo número obrigatório de padrinhos: dois (2).

Bodas de porcelana

Bodas de porcelana é o nome dado para a comemoração dos 20 (vinte) anos de casamento. De acordo com a cultura popular, uma das principais interpretações associadas a porcelana é a resistência, referindo-se ao fato do casamento manter-se intacto mesmo após duas décadas.

São necessárias no mínimo duas pessoas e no máximo 4. Devem ser maiores de 18 anos e estarem presentes no dia do casamento. Não é necessário que sejam um casal e podem ser parentes.

De acordo com a assessora e cerimonial Priscila Melo, não é obrigatório escrever os votos, mas há muitos casais que optam em fazê-lo porque é um momento da cerimônia em que podem dizer ao outro o que sentem.

Priscila pontua que os votos devem ser rápidos. “Não precisam ser longos para serem bonitos. Precisam ter sentimento. Não devem ultrapassar três minutos”, conclui.

O ideal é que cada um dos noivos tenha um tempo máximo de três minutos para a declaração dos votos.

O esperado na corte é que cada um deles fale por, no máximo, meia hora.