Quem faz quimio pode beber água gelada?

Perguntado por: ialmada3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

Consumir alimentos gelados é uma das técnicas mais indicadas por médicos e nutricionistas para combater a mucosite, xerostomia (boca seca) e também os enjoos, três efeitos adversos da quimio e radioterapia.

Evite o consumo dos embutidos (ex: salsicha, presunto, peito de peru, salame, mortadela, linguiça). Beba bastante água, no mínimo 2 litros por dia, principalmente nos intervalos das refeições. Outros líquidos, como sucos naturais, água de coco e chás (conforme orientação do nutricionista), podem ajudar na hidratação.

Tomar sorvete é mesmo um hábito muito saboroso. Mas uma fórmula especial promete ajudar também a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com câncer, além de funcionar como um complemento alimentar.

Suco de gengibre, abacaxi e limão
O gengibre ajuda a melhorar a circulação e diminuir as náuseas e os enjoos causados pelo tratamento de quimioterapia. Ingredientes: 1 colher de chá de gengibre raspado.

Os pacientes oncológicos podem consumir bebida alcoólica respeitando os limites diários, ou seja, uma dose para as mulheres e duas doses para os homens. Entende-se como uma dose a quantidade de uma latinha de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de licor.

O zinco é um mineral que tem efeito diretamente sobre a produção, maturação e atuação dos leucócitos, que são as células do sistema imunológico. Uma das melhores formas de aumentar a imunidade após a quimioterapia é através da ingestão de zinco.

A sua vida não precisa mudar e você poderá manter suas atividades de lazer e trabalho. Porém, é possível que você sinta necessidade de repousar nos primeiros dias após o tratamento. Se você sentir que o tratamento está interferindo com o seu trabalho e lazer, converse com o seu médico.

O que fazer para levantar a imunidade após quimioterapia?

  • Alho.
  • Cúrcuma ou açafrão.
  • Gengibre.
  • Cravo.
  • Chá verde e preto.
  • Iogurte caseiro.
  • Mel.

A contagem de neutrófilos costuma cair entre 3 e 7 dias após cada ciclo do tratamento, variando conforme a dose ou tipo de quimioterapia. De 7 a 14 dias após o ciclo, a imunidade atinge seu pico mais baixo, sendo esse momento em que o paciente está mais vulnerável e precisando se cuidar!

O consumo de açúcar associado a alimentos processados e bebidas açucaradas deve ser evitado por todos; mas, em alguns casos, durante o tratamento, os nutricionistas recomendam o consumo de alimentos naturalmente ricos em açúcar como estratégia dietoterápica.

Para evitar esse problema, beber muita água e comer frutos que ajudam a controlar a diarreia, tais como banana e goiaba sem casca, são procedimentos fundamentais. Quando esse sintoma aparecer, evite leite e derivados, alimentos com muito tempero e alimentos gordurosos.

Contraindicado? O açaí não seria bem-vindo para quem já está em tratamento contra o câncer, sugere uma pesquisa feita com ratos pela professora Marília Seelaender, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

Evite bebidas de baixa caloria (como água, café, chá e bebidas dietéticas).

Pode até parecer estranho, mas seu sabor é bastante similar ao do cacau. O chocolate pode até estar liberado na alimentação do paciente em tratamento de câncer, mas não pode exagerar.

Vitamina B12 – atua na criação de anticorpos e proliferação das células que formam o sistema imunológico, ajudando o corpo a se prevenir contra infecções. A ingestão diária recomendada é de 2,4mcg. Principais fontes de vitamina B12:5.

Beba sucos ou chupe gelo ou picolé de frutas cítricas, como limão (se não estiver com feridas na boca) nos intervalos das refeições. Realize suas refeições em lugares bem arejados. O que você evitar: Frituras e alimentos gordurosos.