Quem faz progressiva pode pegar piolho?

Perguntado por: ealves8 . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Caso a cliente queira fazer algum tratamento de progressiva, permanente ou coloração é melhor evitar, pois esses produtos podem causar desconforto ao cliente.

Loção para matar piolho
O shampoo para piolho não é a única forma para tratar a pediculose. Existem também opções de produtos em loções ou emulsão capilar. Nesse caso, além dos ativos piolhicidas permetrina e deltametrina, ainda há a dimeticona 4%.

O piolho não está associado a baixa renda ou a falta de higiene. Pelo contrário, piolho gosta de cabelo limpo. Por isso, quem lava o cabelo diariamente também pode ter piolho.

Também a produtos que são repelentes, existem produtos disponíveis no mercado que contêm ingredientes naturais, como óleo de tea tree, óleo de lavanda, eucalipto ou hortelã. O vinagre também é um produto que os piolhos não gostam, porém não é recomendado o uso do mesmo na cabeça, como veremos mais a frente.

Óleo de coco: o óleo de coco deve ser aplicado seguindo os mesmos princípios do azeite. Óleos, além de matarem os piolhos, também ajudam a deixar o cabelo bem hidratado e brilhoso. Vinagre de maçã: misture o vinagre com o creme de pentear e use após lavar o cabelo.

No entanto, o inseto também pode se alojar nos cabelos dos adultos e isso não é sinal de falta de banho ou higiene. Até porque o bichinho prefere se instalar nos cabelos limpos.

Ter cabelo longos também é um fator de risco, especialmente se não estiver amarrado", explica. Por isso, segundo ela, as crianças pegam mais piolho do que pessoas de outras idades. Morar com muita gente também aumenta o risco. Entre adolescentes, o uso do smartphone também facilita a transmissão da doença.

A presença de piolhos viáveis após 24 horas do tratamento favorece a hipótese de resistência, enquanto recidivas tardias normalmente são devidas à reinfestação. Nos casos de suspeita de resistência, as alternativas são: Ivermectina oral (200 a 400 mcg/kg/dia) em dose única e repetir após 7 dias.

Lavar a cabeça com vinagre
O primeiro passo é lavar o cabelo com uma mistura de vinagre e água morna, que deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo. O vinagre possui propriedades que ajudam a matar e eliminar piolhos e lêndeas.

6) Para matar o piolho é necessário esmagar com a unha? Falso – Não se deve fazer isso em hipótese alguma: após a retirada com o pente fino, os insetos devem ser mergulhados em uma solução contendo vinagre e água em igual quantidade.

Shampoo para piolho
Shampoos ou até sprays são ótimas opções para acabar com piolhos e lêndeas. Eles promovem a morte dos insetos e facilitam a remoção deles com um pente fino. Hoje em dia, já existem diversos shampoos de tratamento desenvolvidos para serem aplicados em cabelos secos ou molhados.

Prevenção: Para prevenir a pediculose, o ideal é evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, acessórios de cabelo e outros objetos de uso pessoal, bem como evitar o contato direto com pessoas infectadas pelo parasita. As crianças são com frequência as mais infectadas principalmente na escola.

Escovas de cabelo, prendedores, lenços, bandanas, capacetes, chapéus e bonés, por exemplo, podem proporcionar a disseminação da doença. A pediculose da cabeça é muito comum em crianças em fase escolar, uma vez que elas costumam ter contato próximo com os colegas, o que facilita o contágio.

Não há um produto específico que pode ser usado para prevenir os piolhos e qualquer pessoa pode pegar, independentemente da faixa etária e do tipo de cabelo.

"Um piolho pica até quatro vezes por dia, mas a sua saliva conta com duas substâncias --uma anticoagulante e a outra anestésica, que faz não sentirmos dor durante a picada-- que provocam a coceira", explica o especialista, que diz não existir casos de mortes provocados pelo piolho de cabeça.

Paranix Shampoo

O Paranix Shampoo Proteção Piolhos e Lêndeas também é uma escolha acertada para não deixar que uma infestação por piolhos e/ou lêndeas já existente se propague. Pode aplicar no cabelo de toda a família, inclusive crianças a partir dos 2 anos de idade.

De nove a 12 dias depois, as ninfas chegam à fase adulta. Nesse estágio, os piolhos vivem cerca de 30 dias e vão se alimentar com sangue e acasalar, reiniciando o ciclo.