Quem faz Pós-graduação pode ter RQE?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Nos casos em que você tenha feito um curso de pós-graduação para especialização, é preciso realizar uma prova de comprovação de aptidão para aquela área de atuação. Ela é realizada pelos órgãos associados. Caso você tenha a pontuação mínima para aprovação, pode entrar com a requisição junto ao CFM para obtenção do RQE.

Então, sim, quem tem uma pós no currículo é obrigatoriamente um especialista. Por isso, o mercado de trabalho considera a pós-graduação a opção mais efetiva para quem quer alcançar esse título e se destacar na profissão.

O pedido de RQE é realizado mediante a apresentação do requerimento de registro, juntamente com cópia autenticada do certificado de Residência Médica ou do Título de Especialista, somados à Carteira Profissional Médica (CPM) e ao recolhimento da taxa definida para cada especialidade.

Uma pós representa um nível a mais no grau de ensino, já que a pessoa passa de graduado para um especialista, mestre ou doutor na área escolhida. Atualmente, as pós-graduações são divididas em dois tipos: lato sensu e stricto sensu.

A diferença entre especialização e pós-graduação tem a ver com a abrangência de cada termo. Isso porque a pós-graduação, que é o nível de estudos realizado após a conclusão de uma faculdade, é ofertada no Brasil em formatos diferentes de cursos — e a especialização é apenas um deles.

Ressalte-se, porém, que o Decretolei 4.113/42 o proíbe de fazer referência a mais de duas especialidades. Assim, o profissional deve anunciar, no máximo, duas especialidades, mesmo que possua número maior.

O Registro de Qualificação de Especialista (RQE) é um importante documento obtido ao se registrar o título de especialista no Conselho Regional de Medicina (CRM). O RQE só é fornecido aos médicos que concluem Residência Médica ou que foram aprovados na prova de título de especialista na especialidade.

Em média, são necessários entre 10 a 20 dias para ter o número do RQE.

Assim, cursar uma pós-graduação potencializa a qualificação e confere ainda mais conhecimento técnico para formar um profissional mais completo, com visão sistêmica e aprofundada sobre a área em que atua.

Se a resposta for sim, a pós-graduação Stricto-Sensu é a melhor escolha para você. Analogamente, se você quiser se especializar de maneira prática em uma função que já exerce, ou pretende exercer, o melhor caminho pode ser por meio de uma especialização ou MBA.

De maneira simples, podemos dizer que um especialista é aquele profissional que demonstra domínio sobre uma determinada área. Para isso, ele deverá dedicar a sua carreira, o seu tempo no mercado e as suas experiências acadêmicas de modo a absorver um vasto conhecimento sobre aquele assunto, tornando-se um “expert”.

Os médicos que tenham algum título de especialista anterior a 1989 não registrado podem regularizar sua situação nos Conselhos Regionais de Medicina, conforme Resolução CFM nº. 1960, de 2010. Os requerentes precisam comprovar esse direito de acordo com os critérios vigentes à época.

Acesse o site do Conselho Regional de Medicina (CRM) do seu Estado.
...
Consulta por médico

  1. Clique em Busca Médico, no menu à direita da tela;
  2. Digite o nome do médico ou o CRM no campo correspondente;
  3. Aparecerá o nome do médico e a sua especialidade, seguida do RQE.

Atualmente e de forma resumida, o RQE somente é concedido para aqueles profissionais médicos que tenham sido aprovados na prova de título de especialista, ou tenham concluído a residência médica na respectiva área, como nos ensina a Resolução CFM n. 1.634/2002 combinada com as Resoluções CFM n.

Uma pós-graduação também pode ser realizada para se atualizar profissionalmente. Se você trabalha com Tecnologia da Informação, por exemplo, a todo momento estão surgindo novidades no campo da tecnologia que podem influenciar e aumentar a produtividade no seu cotidiano profissional.