Quem faz pedagogia pode ser psicopedagogo?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

A Psicopedagogia é uma especialização que pode ser feita por pedagogos ou psicólogos. É uma área que estuda a relação da mente humana com a aprendizagem. Ou seja, é uma união dessas duas áreas de estudo.

Pelo texto, a profissão poderá ser exercida por graduados e também por portadores de diploma superior em Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura que tenham concluído curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área.

A Psicopedagogia, na verdade, é uma especialização. Como é necessário ter conhecimentos de duas áreas pra atuar, você precisa, primeiro, fazer Pedagogia ou Psicologia na faculdade.

Ter boa capacidade para ouvir e assimilar fatos. Essas são duas das principais características que devem ser adotadas pelos psicopedagogos. Descrição, imparcialidade, ética e equilíbrio emocional também são importantes no exercício da profissão.

Conheça as melhores especializações em Pedagogia

  1. Gestão escolar. ...
  2. Produção de material didático. ...
  3. Cursos a distância. ...
  4. Pedagogia empresarial. ...
  5. Psicopedagogia. ...
  6. Pedagogia social. ...
  7. Assessoria em outras áreas. ...
  8. Educação especial.

Cultura, Filosofia e História da Educação. Educação Científica, Matemática e Tecnológica. Educação e Ciências Sociais – desigualdades e diferenças. Educação, Linguagem e Psicologia.

Conheça as 8 principais áreas de especialização em pedagogia

  • gestão escolar.
  • psicopedagogia.
  • educação especial.
  • docência no ensino superior.
  • pedagogia social.
  • pedagogia empresarial.
  • pedagogia hospitalar.
  • produção de material didático.

Diferenças na atuação
O pedagogo, por sua vez, vai atuar em situações práticas que envolvem o processo de aprendizagem e as suas possíveis dificuldades. Ao se formar em psicopedagogia, você estará preparado para atuar tanto na área de psicologia quanto na de pedagogia.

Após acessar o WWW.CFEP.ORG.BR/CADASTRO, o profissional formado ou o estudante deve preencher o formulário de inscrição, anexando documentos solicitados pelo conselho e esperar o contato da instituição para a conclusão da solicitação.

R$ 3.946,40

O salário médio de um Psicopedagogo no Brasil é de R$ 3.946,40. Os estados onde a profissão de Psicopedagogo têm os melhores salários são Tocantins, Distrito Federal e Amazonas. As especialidades com os melhores salários são Designer Educacional, Coordenador Pedagogico e Professor de Tecnicas e Recursos Audiovisuais.

Isso significa que quem é formado em pedagogia, por exemplo, pode fazer pós em psicologia. Assim como profissionais que cursaram administração, recursos humanos, enfermagem, entre tantas outras graduações existentes também podem fazer uma especialização nessa área.

Mas, o profissional da área de Pedagogia também pode se pós-graduar em Psicologia Infantil, basta ter interesse em aprimorar seus conhecimentos relativos a este segmento.

Veja se é possível fazer uma pós-graduação nesta profissão
E quem garante esse direito é o próprio MEC por meio da resolução CNE/CES nº 1/2018. Então, não importa se você tem ensino superior em Administração, RH ou Enfermagem, você pode se especializar em Psicologia.

O pedagogo é o profissional que atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional. Ele é especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra.

quatro anos

A formação dura entre três e quatro anos, a depender da instituição de ensino que a oferece, período no qual o estudante é capacitado para auxiliar na melhora da capacidade de crianças, jovens e adultos em compreender os ensinamentos transmitidos por professores.