Quem faz parte do Oriental?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 13 votos

Ásia

A região compreende os territórios de países como China, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Japão, entre outros.

O Extremo Oriente é chamado também de Ásia Oriental, está localizado a leste do continente asiático e abrange um território que ocupa uma área de cerca de 12 milhões de km2, onde vivem as populações de China (1,3 bilhão), Japão (126,9 milhões), Coreia do Sul (49 milhões), Coreia do Norte (23 milhões), Taiwan (23 ...

O conceito de "mundo oriental", na maioria das vezes, inclui a Ásia Central, o Extremo Oriente, ou Ásia Ocidental, a Ásia Setentrional e Meridional.

De modo geral, o consenso atual seria definir como parte do Ocidente, no mínimo, as culturas e os povos da Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e uma grande parte da América Central e do Sul, como Argentina e Brasil.

1. Ocidente (Oeste): Todas as regiões situadas a oeste do Meridiano de Greenwich. 2. Oriente (Leste): Toda as regiões situadas a Leste do Meridiano de Greenwich.

Extremo leste: ponta do Seixas
O ponto localizado mais ao leste no território nacional, chamado também de ponto oriental, é a ponta do Seixas. Ela fica situada na cidade de João Pessoa, que é a capital do estado da Paraíba, no Nordeste do país.

A Ponta do Seixas é o ponto mais oriental do Brasil e das Américas continentais, localizado em João Pessoa, capital da Paraíba. Fica na praia do Seixas, a 14 km do centro da cidade.

Uma palavra melhor que "orientais" para falar sobre as pessoas de algum dos 50 países que formam a Ásia é "asiáticos". Sim, a palavra também coloca essa variedade de culturas em um balaio, mas pelo menos retira um pouco da carga distante, misteriosa, exótica e fetichizada que a palavra "oriental" costuma carregar.

No dia 13 de outubro de 1851 o Meridiano de Greenwich foi definido como a linha imaginária que separa o Ocidente do Oriente.

Segundo o Ministério da Justiça, o número de chineses legalmente residentes no Brasil aumentou 25% entre 2009 e 2010, passando de 28,5 mil para 35,2 mil. O Censo 2000 registrou a presença de 15 mil chineses. As informações são do jornal O Estado de S.

Por que existe essa divisão entre Europa Ocidental e Oriental? Essa divisão foi “criada” no fim da Segunda Guerra Mundial, para dividir os países capitalistas (sob influência dos Estados Unidos) dos comunistas (sob influência da União Soviética).

O Brasil, em termos de localização geográfica, é um país ocidental, por se estabelecer a oeste do meridiano de Greenwich, além de 93% do território estar abaixo do hemisfério sul, esse fator influencia diretamente no tipo de clima apresentado, no caso, considerado como tropical.

Os atuais asiáticos e indígenas das Américas são descendentes de um grupo de pessoas que viveu na China há 40 mil anos, segundo análise do DNA de um fóssil cujo estudo foi publicado esta semana nos Estados Unidos.

A palavra oriente vem do latim oriens, 'o sol nascente', de orior, orire, 'surgir, tornar-se visível', palavra da qual nos vem também 'origem'. A palavra ocidente nos vem do latim occidens, 'o sol poente', de occ-cidere, de op, 'embaixo etc', e cadere, 'cair'.

O que é Ocidente? A própria dicotomia entre Ocidente e Oriente é considerada irreal. A verdade é que, no mundo moderno, o Ocidente são os países do Atlântico Norte, ligados aos Estados Unidos e o Oriente é tudo aquilo que está depois de Constantinopla e não fala uma língua anglo-saxônica ou latina.

Europa

No sentido cultural contemporâneo, o mundo ocidental inclui a maior parte da Europa, além de muitos países de origem colonial europeia nas Américas e na Oceania, como Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Nova Zelândia, entre outros.

O mundo ocidental, como é conhecido na contemporaneidade, é constituído basicamente por países com ligações com a cultura europeia, através do processo de colonização que sofreram pelos países que formam este continente.