Quem faz parte do núcleo gestor?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Cada escola é gerenciada por um núcleo gestor, composto pelo diretor e por três coordenadores escolares. Para contribuir com a organização pedagógica e administrativa há também um secretário escolar e um assessor financeiro. O diretor é submetido a uma seleção específica, dividida em duas etapas.

O Núcleo Gestor é o grupo que representa a sociedade em geral e tem papel estratégico, cabendo a ele elaborar, conduzir e monitorar a elaboração do Plano Diretor.

O gestor escolar tem o papel de gerir a escola a partir das diretrizes e políticas públicas educacionais, além de implementar o projeto pedagógico de maneira a garantir que os estudantes atinjam os objetivos desejados.

Um gestor é um líder ou um chefe? Esse profissional é um grande líder, mas não um chefe. A diferença está em sua postura, principalmente. Quem segue esse perfil não tem subordinados ou empregados: conta com um time de colaboradores que focam um objetivo comum, além de serem engajados e unidos.

Um gerente competente direciona o trabalho dos setores sob seu comando para um andamento mais sustentável e equilibrado. Já o gestor tem uma atuação mais próxima da equipe com o objetivo de fomentar o seu bom desempenho, criando, dessa forma, um cenário mais positivo.

Nomeação: O gestor é escolhido pelo Poder Executivo, podendo ser substiuído a qualquer momento, de acordo com a conveniência e o momento politico, estabelecendo assim uma prática clientelista. Concurso: a escolha do diretor é feita através de uma prova escrita e de uma prova de títulos.

Esse profissional atua em várias frentes do ecossistema educacional. Geralmente, ele possui formação em Pedagogia, mas também pode ser formado em áreas relacionadas à Administração.

No geral, o diretor escolar deve liderar a organização de toda a escola, auxiliando todos os colaboradores em suas funções. Como um especialista em administração, ele também deve traçar metas para a escola e decidir o método de ensino utilizado. Ele também é o representante da escola em situações legais e sociais.

Um gestor é a pessoa responsável por planejar e dirigir o trabalho de um grupo de indivíduos, monitorando o trabalho e tomando medidas corretivas quando necessário. Para muitas pessoas, este é o primeiro passo para uma carreira de sucesso.

Os gerentes de área são responsáveis por garantir o funcionamento adequado e eficaz de um negócio. Essa função exige a supervisão do trabalho diário e das operações dos funcionários, garantindo que aqueles que estão debaixo de sua supervisão estejam seguindo às diretrizes da organização.

A função do gestor dentro de uma escola vai muito além da admissão de novos funcionários, solução de conflitos internos ou a gestão de colaboradores com foco nos ganhos e resultados. Ele possui um papel fundamental no planejamento e na estratégia dos negócios, funcionando como o elo entre estes e a ação.

Alguns exemplos de cargos e hierarquias que podem ser estruturados são: direção administrativa, limpeza, encarregado, auxiliar; direção pedagógica, coordenação pedagógica, coordenador, professor, inspetor de alunos; direção pedagógica, biblioteca, bibliotecário, auxiliar.

O gestor deve ter consciência do que deseja alcançar e, para isso, é preciso focar nos objetivos da organização e saber lidar com os desafios. Esse pensamento concentra-se no resultado e implica em metas, prazos a cumprir e muito planejamento.

Confira neste artigo, 5 tipos de gestores mais comuns dentro das empresas:

  • 1 – Gestor Coach.
  • 2 – Gestor Democrático.
  • 3 – Gestor Autoritário.
  • 4 – Gestor Exigente.
  • 5 – Gestor Paternalista.

O coordenador está um degrau abaixo do gerente/diretor na hierarquia organizacional. Ele também exerce função de liderança, mas sobre um grupo menor de pessoas.

O que é a hierarquia de cargos? Dentro das empresas, a hierarquia é o que define a organização de cargos e salários. Tudo parte da chefia, que pode ser o proprietário, diretor geral ou presidente. A partir disso, cria-se uma ordem de distribuição do poder para definir quem toma as decisões e quem as executa.

O supervisor é responsável perante o gerente pelo desempenho de sua equipe, enquanto o gerente é responsável perante o conselho de administração pelo desempenho de seu departamento; O supervisor tem uma abordagem completamente introvertida, pois ele só precisa cuidar de seus colaboradores e de seu trabalho.

Ainda, tenha em mente que o gestor pode gerir uma equipe, mas o gerente não pode ocupar as atribuições do gestor, que são maiores. Assim, tenha isso em mente ao distribuir as responsabilidades na sua empresa e ao constituir equipes para o desenvolvimento de projetos.

O que é ser gestor? Conceito e definição. No vocabulário do universo corporativo, o gestor é um líder estrategista que motiva as pessoas dentro da visão global da empresa. Inegavelmente, ele ocupa uma posição de grande responsabilidade na organização.

A função do gestor é liderar equipes e tomar as decisões estratégicas necessárias para atingir os objetivos da organização para a qual trabalha. Assim, atuar como gerente envolve oito grandes funções: analisar, planejar, tomar decisões, organizar, delegar, coordenar, liderar e monitorar.