Quem faz parte da vocação religiosa?

Perguntado por: rmedeiros . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

Vocação religiosa: pessoas que se consagram a Deus por meio dos votos religiosos de pobreza, obediência e castidade e, geralmente, seguem e servem a Cristo por meio de uma Congregação Religiosa, um exemplo são os Irmãos Maristas.

Vocação é uma competência que estimula as pessoas para a prática de atividades que estão associadas aos seus desejos de seguir determinado caminho. Por extensão, vocação é um talento, uma aptidão natural, um pendor, uma capacidade específica para executar algo que vai lhe dar prazer.

A palavra “vocaçãotem origem no latim “vocare”, que significa “chamar”. Assim, a vocação é o chamado à nossa essência, à nossa habilidade natural. Dessa forma, o termo diz respeito à facilidade que uma pessoa tem de realizar uma tarefa com excelência, dado que já possui um dom para aquela atividade em específico.

Você sabia que a cada domingo a Celebração Litúrgica é dedicada a uma vocação específica? Celebramos as vocações: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga.

Como descobrir minha vocação?

  1. Observe suas características. Exercite o autoconhecimento e busque suas principais características: o que você gosta de fazer? ...
  2. Descarte o que não quer. ...
  3. Busque atividades que gerem prazer. ...
  4. Converse com profissionais das áreas de seu interesse. ...
  5. Confira quais são as tendências do mercado.

O que é vocação religiosa? A vocação religiosa é vivenciada por homens e mulheres que dizem “sim” a Deus e entregam suas vidas, em plenitude, a seguir Cristo e servi-lo no outro. Não é um processo que ocorre da noite para o dia.

Os religiosos são aqueles, leigos ou clérigos, que aderem à 'vida consagrada' e, em alguns casos, contemplativa (monges e frades, por exemplo). “É interessante perceber que os leigos são fiéis que receberam o batismo. Os clérigos são esses fiéis que receberam o batismo e o sacramento da ordem.

Vocação vem do latim vocare e significa chamar, e missão é o mesmo que enviar. Assim, toda pessoa tem uma vocação e a consequência disso é a missão. No entanto, nem toda pessoa exerce sua missão, mesmo tendo sido chamado por Deus.

A missão e o papel de cada vocação está descrita no Catecismo da Igreja Católica. Sobre o sacerdócio o documento expõe que é todo aquele “escolhido de entre os homens” para “agir na pessoa de Cristo, na presidência da Eucaristia”.

Vocação é ação de chamar por parte de Deus, como sua iniciativa de amor corresponsável (Is 59,1; Jr 1,5; Rm 9,12; Gl 1,15; 5,8). Deus chama porque ama (cf. Dt 7,6-8; 23,6; Jo 15,16; Mc 3,12). Segundo a Bíblia, missão é o elemento central da vocação.

Pelo mesmo Espírito que ungiu Cristo e o enviou em missão (Lc 4,18), o bom Deus quer despertar em você o chamado vocacional. Coloque-se amorosamente em modo de quietude e escuta para discernir e, finalmente, viver a sua vocação na mais plena graça e alegria!

Ao longo de nossa caminhada, Deus vai nos chamando a ser, no mundo, um sinal de sua presença.

Existe diferença entre PROPÓSITO, VOCAÇÃO e CHAMADO. Propósito é aquilo que você nasceu para ser. Chamado é aquilo QUE Deus te chama e capacita para fazer pelos outros. Vocação é a ferramenta que você vai usar para desempenhar o seu chamado.

A vocação profissional é uma aptidão natural que a pessoa tem para determinada profissão. Assim, ela tem relação com suas preferências, habilidades, personalidade e objetivos de vida. Identificá-la, então, pode ajudar a definir qual carreira se alinha melhor às suas características.

Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus sacerdotes que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no seio da Igreja.

Abaixo, veja cinco pontos que vão ajudar a entender se você tem vocação religiosa.

  1. Desejar levar uma vida pura.
  2. Disposição ao sacrifício.
  3. Insatisfação pelas coisas do mundo.
  4. Amor pela oração.
  5. Cuidado com as almas.

O conceito de vocação nos convida a mergulhar nas nossas origens. Nelas está o sentido do nossa vida. O primeiro valor e base sobre a qual se assenta todos os outros é a vida.

O cristão deve entender que a sua vida profissional está dentro do plano divino para qualquer ser humano. A melhor carreira ou a melhor profissão é aquela que tem a direção e aprovação de Deus. Desse modo, não é necessário fazer separação entre assuntos profissionais e a sua vida espiritual.

A vocação é formada por dois elementos: a aptidão que uma pessoa tem para fazer determinada coisa e o interesse que ela sente por aquilo. O interesse vem de fora, ou seja, é influenciado pelas experiências individuais e pelo ambiente em que cada pesssoa vive.

Para iniciar na vida religiosa, será obrigatória a realização dos três sacramentos de iniciação cristã (batismo, eucaristia e crisma). Virgindade: oficialmente, ser virgem é um pré-requisito para a igreja.