Quem faz parte da equipe cirúrgica?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

5 - As atividades da Unidade de Cirurgia, RPA & CME são desenvolvidas por uma equipe composta por Cirurgiões, Anestesiologistas, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem, Técnico administrativo, Acadêmicos-Internos, Residentes e Serviço de Higienização.

Uma equipe cirúrgica é composta por: Cirurgião chefe: Médico especialista em cirurgia, é o chefe da equipe. Dá as ordens de como fazer a intervenção cirúrgica; Cirurgião assistente: Médico que faz as incisões, suturas, cauterização, sucção e melhora o acesso ao órgão lesionado afastando outras camadas e órgãos.

Entre os profissionais que atuam no Centro Cirúrgico, como médicos cirurgiões, anestesistas e instrumentadores (quando necessário), o técnico de enfermagem é o grande responsável por organizar, preparar e garantir um ambiente limpo, seguro e controlado para que nenhum tipo de imprevisto aconteça – colocando o paciente ...

O centro cirúrgico se divide em três setores: Centro cirúrgico ( CC) propriamente dito; Sala de recuperação pós-anestésica (SRPA); Central de material de esterilização (CME).

Possuem 4 tempos:

  • A Diérese;
  • A Hemostasia;
  • A Exérese;
  • E a Síntese.

O Centro Cirúrgico engloba o Bloco Cirúrgico, onde acontecem efetivamente as cirurgias, o Centro de Materiais e Esterilização (CME) e a Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA).

A enfermagem é exercida por três categorias: o enfermeiro, o técnico e o auxiliar de enfermagem - e isso pode gerar confusão em relação ao que compete a cada um.

A Equipe de Saúde da Família (eSF) é multiprofissional, composta no mínimo por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS).

No Brasil, o enfermeiro de centro cirúrgico auxilia o anestesiologista durante o procedimento anestésico, necessitando de um protocolo assistencial que direcione o trabalho e favoreça a assistência com qualidade, conhecimento e segurança.

Além dos profissionais da medicina (médicos generalistas ou especialistas), uma equipe médica deve contar com profissionais de outras áreas da saúde como enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. A composição da equipe varia de acordo com o modelo da instituição de saúde.

a) Relação de 1 enfermeiro para cada três salas cirúrgicas (eletivas); b) Enfermeiro exclusivo nas salas de cirurgias eletivas e de urgência/emergência de acordo com o grau de complexidade e porte cirúrgico; c) Relação de 1 profissional técnico/auxiliar de enfermagem para cada sala como circulante (de acordo com o ...

A tarefa do instrumentador cirúrgico é de extrema importância e alta responsabilidade. Por isso, para atuar na profissão é necessário realizar o curso técnico de instrumentador cirúrgico, que exige ensino médio completo.

O técnico de Enfermagem, sob supervisão do enfermeiro, tem a função de verificar o funcionamento dos equipamentos que serão usados durante a cirurgia. Desse modo, ele deve conhecer bem a instrumentação cirúrgica e as máquinas, avisando a equipe caso algo não esteja funcionando de modo correto.

As áreas hospitalares são classificadas em críticas, semicríticas e não críticas.

Está subdividido em três etapas: pré-operatório, operatório e pós-operatório.

Os profissionais que atuam no Centro Cirúrgico são: as equipes médicas (cirúrgica e anestesiologia), de enfermagem, administrativa e de higiene, que têm como objetivo assistir adequadamente às necessidades do paciente.

O circulante é um membro da equipe de enfermagem responsável por garantir que a sala cirúrgica esteja abastecida com todos os suprimentos necessários durante o procedimento cirúrgico.

Os dois membros da equipe cirúrgica, um dentro do campo operatório e outro fora, contam os itens imediatamente ao serem introduzidos no campo estéril e con- tam novamente ao fim da cirurgia, antes de o paciente deixar a SO1.

A eAP é composta minimamente por médico e enfermeiro, preferencialmente especialistas em saúde da família, podendo cumprir cada um carga horária de 20h ou 30h. Já a eSF é minimamente composta por médico, enfermeiro, agente comunitário de saúde e técnico de enfermagem cumprindo cada um 40 horas.

Confira quais são elas e suas atribuições!

  • Enfermeiro. O enfermeiro propriamente dito, é o profissional que está no alto da hierarquia de enfermagem. ...
  • Técnico em Enfermagem. ...
  • Auxiliar em Enfermagem. ...
  • Parteiro(a) ...
  • Doula. ...
  • As áreas de atuação dos profissionais de enfermagem influem:

Uma equipe multidisciplinar geralmente envolve todos os níveis de profissionais dentro de um atendimento hospitalar. Ela reúne técnicos, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, anestesiologistas, entre outros.