Quem faz os algoritmos?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Um algoritmo pode ser executado por um computador, por um outro tipo de autômato (como uma máquina eletromecânica programável), ou mesmo por um ser humano, por exemplo, os passos para fazer um bolo, ou como ir do ponto A ao ponto B.

Como funcionam os algoritmos? Os algoritmos são construídos a partir de um conjunto de regras pré-definidas. Essas regras são utilizadas pelo computador para processar os dados e encontrar a solução para o problema. Por exemplo, imagine que você precisa fazer uma busca por um determinado termo em um site de notícias.

Os algoritmos são sequências de instruções ou operações para alcançar um objetivo. Ele tem a entrada (input) e saída (output) de informações mediadas por essas regras. Nas plataformas sociais, o objetivo do algoritmo é melhorar a experiência do usuário, mostrando publicações e anúncios do seu interesse.

No Facebook , o algoritmo usa do perfil de cada pessoa para decidir o que será mostrado para ela. Pode ser, portanto, que você nunca mais veja publicações de um colega com quem não interage há muito tempo, já que o sistema entende que você não tem interesse naquele conteúdo. Já no Instagram , nada é ocultado.

Não existe apenas um algoritmo para a solução de um problema. Um algoritmo pode ser numérico ou não. Para que um computador possa desempenhar uma tarefa, é necessário que esta seja detalhada passo a passo, em uma forma compreensível pela máquina, utilizando aquilo que se chama programa.

Um bom algoritmo possui algumas características, dentre as quais destacamos: – Ele tem que ter fim – para poder resolver o problema precisa ser finito. – Não ambíguo – sem margem para dupla interpretação. – Capacidade de receber dados de entrada do mundo exterior (interação).

Algorítmo Estruturado

+ = AdiçãoQuociente = Quociente da divisão de inteiros
* = MultiplicaçãoResto = Resto da divisão de inteiros
- = Subtração ou inversor do sinal.EXP(a,b) = Exponenciação ab
/ = Divisão

Alguns exemplos de algoritmos que podemos citar são: receitas culinárias, manual de instrução de aparelhos, funções matemáticas e até mesmo páginas da Web, como esta que você está lendo. Pense na receita culinária, por exemplo.

Diversas facetas de um algoritmo

  • Algoritmos nas buscas do Google. A nossa forma de pesquisa mais eficiente na atualidade conta com a presença de algoritmos para que o usuário tenha o resultado esperado em suas buscas na internet. ...
  • Anúncios tendenciosos. ...
  • Setor financeiro. ...
  • Facebook. ...
  • Instagram. ...
  • LinkedIn. ...
  • Twitter.

Um algoritmo é um conjunto específico de instruções lógicas para executar uma tarefa ou resolver um problema. A complexidade dessas instruções varia de acordo com a aplicação e elas são a base para o funcionamento dos programas de computadores, redes sociais e outros sistemas digitais.

– Um algoritmo nada mais é que uma sequência de instruções ou comandos realizados de forma sistemática com a finalidade de resolver um problema ou executar uma determinada tarefa. Ou seja, é criado para resolver “problemas”, com instruções bastante simples e exatas.

Os três tipos mais utilizados de algoritmos são a descrição narrativa, o fluxograma e o pseudocódigo (também conhecido como Linguagem Estruturada ou portugol).

Apesar de a Internet não ter um dono específico, ela é monitorada e mantida pela Sociedade da Internet, uma organização sem fins lucrativos que supervisiona a formação de políticas e protocolos que definem como usamos e interagimos com a Internet.

Veja, a seguir, quatro formas de contornar os algoritmos das redes sociais.

  1. Não confirme as suspeitas do algoritmo. ...
  2. Quando possível, use o feed cronológico. ...
  3. Usar a rede social deslogada ou no modo anônimo. ...
  4. Use uma conta fake.

Os algoritmos das redes sociais são um conjunto de dados e regrinhas estabelecidas por cada rede social, sendo eles os responsáveis por determinar quais conteúdos e quais páginas aparecem primeiro para o público na linha do tempo de suas respectivas contas.

O Visualg é um ótimo software para o desenvolvimento de algoritmos baixos e alto nível.

Semelhantes a um processo de sele- ção natural, os algoritmos inteligentes possuem a capacidade e o processo de filtrar ordem e estrutura. Assim, apresentam de forma autônoma con- teúdos que podem, de acordo com as regras dos algoritmos, ter mais ou menos influência, excluindo outras possíveis informações.