Quem faz o relatório social?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

O relatório social é um documento específico do Assistente Social gerado após coleta de dados referentes a sua intervenção em determinada situação ou expressão da questão social.

Relatório Social / Atendimento
Normalmente o documento é produzido pelo assistente social ou profissionais da área de saúde, deve ser descritivo de forma a apresentar a situação social. Ele é feito após visitas domiciliares, informando ações e providências tomadas, além de justificativas para tal.

Parecer é um documento, de forma escrita, elaborado por um advogado parecerista que manifesta seu pensamento, opinião ou resposta acerca de uma pergunta formulada ao jurisconsulto.

Relatório é narração ou exposição de atividade ou fato, discriminando-se todos seus aspectos e elementos. Parecer é o posicionamento técnico, com base factual ou legal, determinando ou apontando sugestão de ação. O Relatório é a fundamentação do Parecer.

  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

A visita domiciliar não possui caráter formal, assim, o usuário expõe com facilidade seus problemas e o assistente social pode intervir com mais eficácia, informando e orientando os caminhos que o usuário possa desconhecer para acessar os seus direitos.

Tipos de Relatórios

  • Relatórios Informativos.
  • Relatórios Circunstanciados.
  • Relatório de Visita Domiciliar.
  • Relatórios de Acompanhamento.
  • Relatórios de Inspeção.

§ único - O assistente social não deve excusar-se sem justa causa, de prestar aos órgãos de classe qualquer colaboração solicitada no âmbito profissional. Art. 32° - É dever de todo assistente social representar, junto aos órgãos de classe, sobre assunto de interesse profissional geral ou pessoal e do bem comum.

Na introdução, é fundamental que você apresente uma espécie de resumo do que será tratado ao longo do texto, expondo o tema principal, que também deve estar no título. É importante que a introdução mostre, ainda, qual foi a metodologia utilizada para a elaboração do texto.

Relatório da Visita Domiciliar
O relatório deve ser claro, objetivo, sintético, ter uma sequência lógica e ser iniciado com as informações colhidas, seguido das observações feitas e, por fim, das intervenções realizadas.

Pode ser dividido em tipos, sendo alguns deles: o parecer jurídico, o parecer técnico-científico e o parecer médico ou psicológico.

Impende anotar que o parecer remonta a um caso qualquer sub- metido ao crivo do órgão jurídico. Tem ele, portanto, interessados ou partes do processo, que são as pessoas físicas ou jurídicas que figuram na relação com a Administração.

O Serviço Social no CRAS tem por finalidade acompanhar as famílias referenciadas por ele, realizar as articulações com a rede socioassistencial presente no seu território de abrangência, bem como realizar os encaminhamentos necessários a esta rede, deve atuar junto a outros profissionais, compondo uma equipe ...

O relatório social serve para o assistente utilizar na produção de um parecer ou laudo social. Via de regra, esse documento contém análises e considerações de circunstâncias observadas pelo profissional e pode ser feito em todos os âmbitos de atuação do assistente social.

A Perícia Social é apresentada por meio de Laudo Social, que é um documento em que são registrados os pontos mais importantes do Estudo Social e o Parecer Social, cujo objetivo é dar suporte à decisão judicial.

O titular deve comparecer ao CRAS levando seu CPF, o Título de eleitor e comprovante de residência e ainda levar uma cópia de cada documento para cada membro da família.

Para que os componentes da família sejam incluídos no Cadastro Único, o Responsável pela Unidade Familiar (RF) deve, obrigatoriamente, apresentar CPF ou Título de Eleitor no ato da entrevista. Estes documentos são importantes para garantir que não haja multiplicidade de identificação de pessoas.

Se a renda por pessoa for de R$ 105,01 até R$ 210,00 (situação de pobreza), a entrada no Programa acontece somente se a família tiver, em sua composição, gestantes, crianças ou adolescentes.

O relatório social é um documento específico do Assistente Social gerado após coleta de dados referentes a sua intervenção em determinada situação ou expressão da questão social. Sua finalidade pode ser utilizada para a elaboração de um laudo ou parecer social.

Relatório é um gênero textual utilizado por diversos profissionais em seu dia a dia e também por estudantes, para divulgar os resultados de um estudo ou uma pesquisa acadêmica em andamento, ou até mesmo para registrar participações em congressos, simpósios ou práticas de leituras e estudos.