Quem faz o exame de toque retal?

Perguntado por: oreis . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

O exame de toque retal é realizado pelo urologista ou proctologista, em atendimento ambulatorial.

O exame de toque retal é feito pelo médico urologista, que está disponível pelo MEDPREV (no caso das mulheres, ele também pode ser feito pelo ginecologista).

O exame de toque retal feito pelo médico Urologista visa analisar o tamanho e superfície da próstata, através da parede do reto. Para isso, o profissional introduz o dedo indicador no ânus do paciente, com luva lubrificada, que ajuda a diminuir o desconforto.

Também é realizado o exame digital e a anuscopia, quando se insere um pequeno endoscópio anal e se examina o canal anal, onde se localizam as hemorroidas internas. Eventualmente outros exames endoscópicos podem ser solicitados para descartar outros problemas associados.

Procedimento dura, no máximo, dois minutos. Você já tem 45 anos ou mais? Então é hora do tão falado exame de toque retal.

No caso do proctologista, a finalidade é a de encontrar quaisquer feridas ou alterações no ânus. Já na consulta com o urologista, o objetivo é diagnosticar de modo prematuro tumores ou modificações capazes de apontar um caso de câncer de próstata.

O gastroenterologista é o médico habilitado para fazer diagnósticos e tratar doenças que atingem o aparelho digestivo. Qualquer doença que esteja relacionada ao aparelho digestivo, ou seja, da boca até o ânus, deve ser diagnosticada e tratada por esse profissional.

Urologista é o profissional especializado no trato geniturinário, que inclui os rins, bexiga, uretra e órgãos reprodutivos masculinos, atuando no tratamento clinico e cirúrgico de enfermidades que afetam esses órgãos.

— Se há na sua família alguém que tenha tido câncer de próstata, você deve começar o preventivo mais cedo, a partir dos 45 anos. Se não tem nenhum histórico na família, aí, sim, você pode começar aos 50 anos.

O exame phi está disponível em alguns laboratórios brasileiros e custa cerca de R$ 700.

O Exame Causa Dor ou Incômodo – Mito
O exame de toque retal é muito mais simples do que parece, e mesmo na presença de alterações, não dói. Geralmente, o desconforto sentido por alguns homens é acionado por mecanismos psicológicos, como por exemplo, ficar pensando na dor.

O toque retal é um exame muito importante para detectar o câncer, pois, ao introduzir o dedo no ânus, o urologista consegue perceber a presença de um nódulo e até mesmo sentir a consistência da próstata.

Coloproctologista é um médico especializado em doenças do intestino grosso: cólon, reto e ânus. Ele é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento, tanto clínico quanto cirúrgico, dessas doenças.

Quando e quem deve fazer o exame de toque retal
Na maioria dos casos, o exame é feito quando há suspeita de alguma doença ou inflamação. Por exemplo, quando há um sintoma que pode ser causado por inflamação da próstata, como incontinência urinária, pode-se indicar o exame de toque para investigar.

O coloproctologista é o especialista das doenças do intestino, reto e ânus, portanto é o profissional mais capacitado para orientar adequadamente o melhor tratamento para a doença hemorroidária.

A proctologia, também conhecida como coloproctologia, é o ramo da Medicina dedicado a estudar as patologias do intestino grosso, do ânus e do reto. Os médicos proctologistas realizam o estudo das condições do paciente para chegar a um diagnóstico e receitar o tratamento que vai devolver qualidade de vida ao indivíduo.