Quem faz o efeito Joule?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Quando a corrente elétrica atravessa um condutor ocorre a transformação de energia elétrica em energia térmica, devido ao choque dos elétrons livres com os átomos do condutor. Esse fenômeno é denominado efeito térmico ou efeito Joule.

O efeito Joule ocorre em qualquer material, condutor ou isolante, que apresente resistência elétrica não-nula. Esse fenômeno é mais expressivo em materiais isolantes, cujas resistências elétricas são geralmente mais elevadas.

James Prescott Joule (1818 - 1889)

Ao se encostar as extremidades livres dos fios em um pedaço de palha de aço fina (BOM-BRIL por exemplo), a palha de aço é aquecida, pelo efeito Joule, e incandesce, queimando toda. A corrente elétrica em um filamento de palha de aço o aquece. Por ele ser muito fino, ele então queima.

O chuveiro elétrico esquenta porque apresenta uma resistência elétrica, que aquece a água quando passa uma corrente elétrica. A esse fenômeno chamamos de efeito Joule.

Por exemplo, o chuveiro utiliza a energia elétrica para aquecer a água, portanto ele transforma energia elétrica em energia térmica (calor), o aparelho de som transforma eletricidade em energia sonora, o ventilador transforma a energia elétrica em movimento.

O Efeito Joule, assim chamado em homenagem ao Físico Britânico James Prescott Joule (1818-1889), ocorre quando um fio condutor é aquecido por meio de uma corrente elétrica, proporcionando a transformação de energia elétrica em energia térmica.

Joule (símbolo: J, plural "joules") é a unidade tradicionalmente usada para medir energia mecânica (trabalho), também utilizada para medir energia térmica (calor). No Sistema Internacional de Unidades (SI), todo trabalho ou energia são medidos em joules.

Joule [J] é a unidade de medida de energia mecânica (trabalho) e energia térmica (calor) utilizada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).

A energia elétrica funciona através da conversão de energia por meio de diversos combustíveis, sejam eles gerados pela força da água, do vento ou pela luz solar. No Brasil, a forma de geração de energia elétrica mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hidrelétrica).

Seu invento mais conhecido consistia em um dispositivo no qual duas massas presas por um fio passavam por duas roldanas, conforme mostra a figura acima. De acordo com o movimento de descida das massas, o sistema de aletas girava fazendo com que a temperatura da água no interior do recipiente aumentasse.

Energia = Potência x Tempo
A unidade de energia é representada por joule, a unidade de potência é o watt e a unidade de tempo é o segundo.

Joule utilizava já as existentes teorias da conservação da quantidade de movimento e da conservação da massa, e contribuiu decisivamente para o estabelecimento da lei da conservação da energia, conhecida como a Primeira Lei da Termodinâmica.

Unidade de trabalho, energia e de quantidade de calor. O joule é o trabalho produzido por uma força de 1 newton cujo ponto de aplicação se desloca 1 metro na direção da força.

O efeito térmico, também chamado de efeito joule, surge dos inúmeros choques dos elétrons de um condutor quando ele é percorrido por uma corrente elétrica. Quando os átomos recebem energia, eles passam a vibrar com mais intensidade e, quanto maior a vibração, maior é a temperatura do condutor.

Ao ser percorrido por uma corrente elétrica, um condutor se aquece, liberando energia términa devido à potência elétrica dissipada na sua resistência ôhmica. Em outras palavras, calor é liberado ao ambiente devido ao encontro entre os elétrons em movimento com os átomos do condutor.

A redução do efeito Joule pode ser obtida, por exemplo, pela utilização de condutores de maior bitola e menor resistividade, contribuindo para a redução da resistência dos cabos, e pela elevação da tensão da linha, possibilitando a redução da corrente elétrica.