Quem faz o Check-list na cirurgia?

Perguntado por: emarinho . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

Realizar a contagem dos instrumentais cirúrgicos junto ao médico cirurgião, ao término da cirurgia.

O check-list de cirurgia segura é o instrumento que proporciona a verificação dos pontos críticos da assistência durante o processo cirúrgico.

Quando utilizar uma lista de verificação (checklist)?

  • Verificar se todos os utensílios e componentes foram adicionados ao produto final;
  • Verificar a chegada dos lotes de matéria prima em um setor logístico;
  • Na construção civil pode ser útil com a execução dos serviços e materiais que devem contemplar uma obra.

Uma avaliação clínica pré-operatória abrangente pode exigir informações de consultores não cirúrgicos (p. ex., internistas, cardiologistas ou pneumologistas) para ajudar a avaliar o risco cirúrgico. Esses especialistas também podem ajudar a controlar eventuais doenças pré-existentes (p.

Checklist hospitalar: qual é a importância da ferramenta para a gestão. O checklist hospitalar é um instrumento que auxilia na organização das rotinas administrativas ou de saúde, com o objetivo de evitar falhas nos processos internos.

A anestesia divide-se em três fases: indução anestésica, trans-operatório e recuperação pós-anestésica.

É uma ferramenta criada para facilitar a prática de profissionais de saúde interessados na melhoria da segurança cirúrgica, na redução de óbitos e complicações cirúrgicas, que podem ser evitadas. Considera-se um fenômeno, quando se refere em promover segurança no sistema de saúde e reconhecer sua importância.

5 modelos de checklist para auditorias

  • Checklist de Segurança do Trabalho. ...
  • Checklist de Higienização de EPIs. ...
  • Checklist de Manutenção. ...
  • Checklist de Ordem de Serviço.

A Organização Mundial da Saúde elaborou um “checklist”, lista de verificação de cirurgia, que deve ser aplicada em três momentos cirúrgicos: antes da indução anestésica, antes da incisão cirúrgica e antes do paciente sair da sala de operações.

o Checklist de Segurança Cirúrgica Pré e Pós-Operatório é mais uma estratégia na promoção da segurança do paciente, pois possibilita monitorar sinais e sintomas preditivos de complicações cirúrgicas e detecção precoce de eventos adversos.

O Protocolo de Cirurgia Segura se constitui em um conjunto de regras estabelecidas em um consenso internacional comandado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de tornar as intervenções cirúrgicas mais seguras para pacientes.

O pré-operatório inicia-se quando o médico indica e combina com o paciente o procedimento cirúrgico e começa a tomar as medidas para prepará-lo para o procedimento. O período pré-operatório divide-se em mediato e imediato.

O perioperatório é subdivido em 3 fases, tendo o ato cirúrgico como referência: a fase pré-operatória, a fase operatória e o pós-operatório.

O checklist é uma lista de verificação a ser aplicada em diferentes áreas, setores e segmentos. É uma ferramenta que apoia a otimização das tarefas a serem cumpridas, evitando que algo importante fique para trás.

Qual a importância de um checklist? A utilização de checklists é fundamental para garantir a qualidade e a eficiência de tarefas e projetos. Por meio dessa ferramenta, é possível verificar se todas as etapas foram realizadas corretamente e se não houve omissões ou erros que possam comprometer o resultado final.

Além da verificação dos sinais vitais e dos exames pré-operatórios, também integra o atendimento saber preparar o paciente psicológica e fisicamente para o ato cirúrgico. Até porque é preciso estabilizar algumas condições que podem interferir na recuperação.

Todos os membros da Equipe Cirúrgica (Cirurgião, Enfermeiro, Anestesista, Assistentes, Auxiliares, Circulante de Sala) são responsáveis pelo posicionamento correto do paciente e identificação dos riscos para garantir a segurança do paciente e proteger de traumas durante a cirurgia.